Discuta com os professores como aproximar as famílias

Discuta com os professores como aproximar as famílias
Discuta com os professores como aproximar as famílias – FOTO: GESTÃOESCOLAR

Escrito por: Claudia Zuppini Dalcorso | Retirado do site: Gestaoescolar

Objetivos do encontro
– Proporcionar uma discussão sobre qual é o papel da família no ambiente escolar.
– Discutir possíveis encaminhamentos para os problemas destacados em relação a não participação das famílias.

Duração
Um encontro de 1h30.

Recursos
– Folha de sulfite inteiras e cortadas.
– Materiais para escrita: canetas, marcadores, lápis.
– Rádio ou computador para reproduzir o podcast Fala aí, professor! Como aproximar famílias e escolar?.

Mediador
Diretor.

Participantes
Professores.

1ª etapa (5 a 10 minutos)
Leia o texto abaixo e, depois, comente com a equipe que, na discussão desta reunião, será muito importante que todos estejam abertos e atentos a “nossas janelas” para contribuir com a comunidade da escola.

O olhar pela janela (parábola)
Um casal de recém-casados mudou-se para um bairro muito tranquilo. Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou através da janela uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:
– Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!
O marido observou calado. Dias depois, novamente durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher comentou com o marido:
– Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!
E assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal. Passado um mês a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito brancos sendo estendidos. Empolgada, foi dizer ao marido:
– Veja, ela aprendeu a lavar as roupas. Será que a outra vizinha ensinou? Porque eu não fiz nada.
O marido calmamente respondeu:
– Não. Hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da nossa janela!

Tudo depende da janela através da qual observamos os fatos. Antes de criticar, verifique se você fez alguma coisa para contribuir. Verifique seus próprios defeitos e limitações.
Devemos olhar, antes de tudo, para nossa própria casa, para dentro de nós mesmos. Só assim poderemos ter noção do real valor de tudo à nossa volta.

Autor: Desconhecido
2ª atividade: diagnóstico (20 minutos)
Faça a seguinte pergunta aos professores: De 0 a 10, qual é o nível de participação dos pais dos seus alunos com a nossa escola? Por que?

Peça para que cada professor escreva as respostas em pedaços cortados de papel e cole em um painel, já organizando-os. Procure agrupar respostas parecidas. Peça para que alguns professores esclareçam suas justificativas, principalmente as que não forem possíveis serem entendidas. O mediador da reunião deve fechar a discussão parafraseando as questões mais fortemente apontadas como desafios para a aproximação das famílias. 

3ª etapa: Encaminhamentos (50 minutos)
Proponha que os professores ouçam o podcast Fala aí, professor?. Após ouvir, peça que o grupo de docentes proponha soluções para a aproximação das famílias.

Para cada questão elencada na atividade atividades anterior, proponha um encaminhamento. Por exemplo: Se um dos pontos levantados foi que os pais não participam das reuniões, um dos possíveis encaminhamentos poderia ser marcar encontros no período da noite ou aos finais de semana, isto é, fora do horário de trabalho deles.
Uma boa opção é formar grupos de trabalho, e de acordo com o número de questões, dividir entre os grupos. Após as discussões em grupo, peça que os grupos exponham suas ideias para todos. Registre as principais conclusões para que elas sejam implementadas na escola.