Dia da Consciência Negra – Resumo

Dia da Consciência Negra - Resumo
Dia da Consciência Negra – Resumo

Veja o resumo sobre o dia da consciência negra, são três tipos de resumo diferente sobre a consciência negra que é comemorado no dia 20 de novembro e foi um marco histórico para o rompimento da escravidão.
Veja também:

Dia da consciência negra resumo
Resumo 1
O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
Resumo 2
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a “generosidade” da Princesa Isabel.
Resumo 3
No dia 20 de Novembro comemoramos o “Dia Nacional da Consciência Negra”, é uma data para o povo brasileiro lembrar que a luta por uma sociedade igualitária, democrática, unida e livre de preconceitos é necessária para o desenvolvimento da nação. 
Dia 20 de Novembro não é somente mais uma data no calendário, é uma data que nos lembra a resistência dos negros à escravidão e ao racismo. Foi neste dia que Zumbi, líder e guerreiro do Quilombo dos Palmares, foi capturado e morto, tendo sua cabeça exposta em Recife com a função de intimidar os escravos a seguirem seus passos, onde tornou-se símbolo não só da resistência negra no Brasil, mas da luta pela liberdade humana. 
O racismo ainda é a forma mais clara de discriminação no Brasil, onde manifestam-se de forma camuflada e subliminar, pois pouco se discute sobre o assunto. A imagem do negro na televisão, nos livros, nas universidades e nos trabalhos ainda é inferior perante o branco. Os negros nas novelas é um exemplo de racismo, onde estão sempre abaixo dos personagens brancos. No Brasil o racismo é considerado crime, onde o sujeito pode até pegar pena de reclusão. Mas, acima de tudo, é dever da sociedade brasileira se conscientizar de que a cor da pele não interfere na capacidade e nem no caráter do indivíduo.