CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial



Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial
Crianças são exploradoras natas e utilizam seus sentidos, especialmente o tato, para descobrir o mundo e decodificar tudo o que há ao seu redor. Exatamente por isso, é que, para a educadora Maria Montessori, a educação sensorial deve anteceder a educação intelectual, de forma que muitos dos exercícios por ela desenvolvidos objetivam chamar a atenção dos alunos para as propriedades dos objetos, tais como tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro e som*.
A caixa sensorial é um “brinquedo” que estimula o desenvolvimento dos bebês e crianças através da exploração dos sentidos e tem como objetivos indiretos, dentre outros, a preparação remota para a escrita e matemática, o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, do equilíbrio, da memória e da criatividade.
Eu digo “brinquedo”, assim entre aspas, porque a caixa sensorial não é algo que você vai encontrar por aí nas prateleiras das lojas. É, isso sim, um pedacinho (ou muitos pedacinhos) de universo que você vai criar e apresentar para o seu filho.
Digo “brinquedo”, assim entre aspas, também porque a caixa sensorial não tem objetivo meramente lúdico, é um caminho através do qual a criança vai, aos poucos e de forma muito envolvente, descobrindo e compreendendo o mundo real que o cerca e estabelecendo relações lógicas através do brincar e organizar mentalmente esse o mundo.
Através do trabalho com os materiais sensoriais a criança recebe as chaves para classificar o mundo ao seu redor, o que a leva ter a suas próprias experiências. Por meio da classificação, a criança também dá os primeiros passos na organização de sua inteligência e adaptação ao seu ambiente*.
Conheça alguns dos benefícios da caixa sensorial para a criança*:
• Estimula a concentração;
• Desenvolve a coordenação motora fina através da manipulação dos objetos;
• Ajuda a construir competências linguísticas, através do aprendizado de novas palavras
• Promove a consciência espacial, raciocínio matemático e exploração científica e instiga a curiosidade natural; e
• Auxilia no desenvolvimento de mecanismos mentais para solução de problemas.

Descubra como montar uma caixa sensorial:
Apesar de tantos benefícios a caixa sensorial é, na verdade, algo realmente muito simples. Trata-se de uma caixa (em geral plástica) com uma forração (um fundo, que pode ser feito, por exemplo, com feijão, arroz, erva mate, macarrão, água, gelatina, etc) e objetos interessantes (com visual e textura atraentes) e, normalmente, apresentados e organizados a partir de um tema.
Assim, o primeiro passo para criar sua caixa sensorial é escolher um tema. Depois, basta montá-la criando um fundo e inserindo os objetos temáticos.
É importante apresentar a caixa e cada objeto para a criança e deixá-la explorar os sentidos com essa divertida atividade.
Tenha cuidado ao escolher os itens que vão compor a caixa, lembrando que as crianças pequenas têm a tendência de levar os objetos à boca, razão pela qual é recomendável evitar objetos muito pequenos e supervisionar muito atentamente a brincadeira.
Inspire-se com os exemplos a seguir, use sua criatividade e monte caixas sensoriais com os mais diversos temas!
Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial
Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial
Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial
Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial
Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial
Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial
Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial
Descobrindo o mundo: Caixa Sensorial
Fonte / Imagens:
http://www.maezissima.com.br/especial/como-fazer-uma-caixa-sensorial/
http://www.maezissima.com.br/especial/como-fazer-uma-caixa-sensorial/

http://sofia-educarcomcarinho.blogspot.com.br/2013/05/caixa-mesa-e-espelho-sensoriais-e-muita.html
http://mamapapabubba.com/2014/02/18/an-indoor-beach/
http://www.pinterest.com/pin/220324606743996145/
http://www.parentteachplay.com/soccer-sensory-bin/

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.