Aprenda brincando com o Ditado Estourado

Aprenda brincando com o Ditado Estourado
Aprenda brincando com o Ditado Estourado
As crianças estão precisando estudar para a prova? Estudar a tabuada? Estão aprendendo a reconhecer as letras e ler palavras e frases? Estão com dúvidas em Português, confundindo algumas consoantes como F e V, M e N?
Então brinque com elas de Ditado Estourado, que vai ser o maior sucesso em casa ou na escola!

Aprenda brincando com o Ditado Estourado
Aprenda brincando com o Ditado Estourado

Brincando e aprendendo

Aprender brincando é sempre melhor, porque assim o que se estuda torna se significativo para a criança.
O Ditado Estourado é uma maneira diferente de se trabalhar o tradicional ditado; um criativo e estimulante jeito de atingir os objetivos dessa estratégia: reforçar aquilo que já foi ensinado ou um diagnóstico para descobrir o que os pequenos sabem, através da brincadeira!
Aprenda brincando com o Ditado Estourado
Aprenda brincando com o Ditado Estourado
Essa atividade pode ajudar no desenvolvimento e estimular várias habilidades como a concentração, escrita e leitura de palavras e números, cálculo e agilidade mental, verificar o vocabulário e ortografia tanto em português como em outras línguas e ainda pode servir de ferramenta para a construção de textos.
O importante é que ele  seja relacionado a algum tema que esteja sendo estudado pela criança. ?

Como brincar de Ditado Estourado

Há várias maneiras de organizar essa atividade. Para conseguir desvendar esse desafio, é necessário que seja o balão estourado e é aí que começa a diversão!
O Ditado Estourado pode ser organizado de várias maneiras: chamando uma criança por vez, em duplas ou até em pequenos grupos que serão desafiados a ler/resolver desafios ou perguntas que estarão dentro do balão.
  • Uma criança estoura um balão, lê e/ou dita a letra/sílaba/palavra/conteúdo estudado para as outras
  • Uma criança estoura um balão, e desafia um colega para ler o que tem no papel
  • Ao estourar o balão, a criança precisa soletrar as letrinhas dos nomes dos amigos
Aprenda brincando com o Ditado Estourado
Aprenda brincando com o Ditado Estourado
Há uma infinidade de alternativas para fazer essa atividade. Para treinar tabuada, por exemplo, podemos colocar uma conta ali e elas dão a resposta… ou o contrário.
Solte sua criatividade e boa diversão e aprendizagem!

O que colocar nos balões

As possibilidades são infinitas para fazer o Ditado Estourado. Pode ser usado para trabalhar conteúdos escolares e até como dinâmicas de integração. Veja algumas sugestões:
  • Letras, sílaba, palavra ou frase, tanto em português, como em inglês, espanhol… (leitura e escrita)
  • Letras do alfabeto ou palavra que inicie com determinada letra (reconhecimento de letras)
  • Perguntas e respostas de um texto trabalhado (fixação de conteúdos fundamentais)
  • Formas geométricas coloridas para dizer sua cor forma em português, inglês… (leitura e escrita matemática)
  • Palavra para formar uma frase, tanto em português, como em inglês, espanhol… (produção de texto)
  • Fatos da tabuada: dar a conta 6×7 por exemplo para responder ao estourar (Matemática)
  • Contas de adição, subtração, multiplicação e divisão para responder ao estourar (cálculo mental)
  • Cartões com cores, animais… (leitura e escrita)
  • Trabalho com grupos de palavras: nomes de brinquedos, de animais ou outros (classificação)
  • Palavras que rimam com as que estão no balão (produção de texto poético)
  • Classificar palavras: nomes próprios ou comum, substantivo, adjetivo… (gramática)
  • Uso da acentuação em palavras ou pontuação em frases (gramática)
  • Palavras relacionadas à ortografia com NH ou LH, SS, RR, M/N… (ortografia)
  • Passagens de um texto bíblico (fixação de conteúdos)
Aprenda brincando com o Ditado Estourado
Aprenda brincando com o Ditado Estourado
Quem pode brincar
O Ditado Estourado não tem uma idade específica para ser usado, porém, algumas crianças ou até adultos tem receio de estourar balões.
Nesse caso é recomendado que se explique como vai acontecer a atividade e se verificar se tem alguém que não goste do barulho ou de estourar balões. Isso pode acontecer e geralmente quando se entende a brincadeira acabam perdendo o medo e brincando junto. O sucesso da atividade depende de como a organizamos!
Aprenda brincando com o Ditado Estourado

Avaliando a atividade

Avaliar essa atividade é uma maneira de detectar as facilidades e as dificuldades de aprendizagem da criança.
É interessante que após o Ditado Estourado, as crianças façam a reescrita das palavras, frases ou cálculos que tiveram dificuldades. Para isso, podemos usar a correção coletiva ou escrever na folha da própria criança para ela observar e reescrever a palavra ou frase da forma convencional. É importante que ela tenha o modelo correto, estando presente no momento da correção.
Aprenda brincando com o Ditado Estourado
Aprenda brincando com o Ditado Estourado
Como surgiu a ideia do Ditado Estourado
Esse estouro de atividade é uma maneira criativa e diferente de aprender brincando, criada pela professora, psicopedagoga e blogueira Thiala Amaral, de Fortaleza/CE. Ela leciona em uma escola tradicional, que utiliza muitos livros didáticos.
Por gostar de trabalhar com ideias inovadoras e por ser a favor da construção do conhecimento, sentiu a necessidade sair do papel e trazer a ludicidade para sua sala de aula, e assim teve ideia de colocar palavras dentro de balões e colar na lousa para que seus alunos as estourassem.
Seus alunos amaram a nova atividade e ajudaram a aprimorá-la, pedindo que ela colocasse os balões em formato de coração.
Aprenda brincando com o Ditado Estourado
Aprenda brincando com o Ditado Estourado
Esse foi o começo do desenvolvimento dessa brilhante ideia, que tem inspirado milhares de professores a utilizar essa estratégia com seus alunos.
Ao relatar como teve a ideia, Thiala me confessou que fazer essa atividade foi uma grande superação para ela, pois tinha pavor do barulho do estouro do balão e conseguiu superar por causa das risadas e de ver a alegria das crianças com essa “brincadeira”.
Aprenda brincando com o Ditado Estourado
Aprenda brincando com o Ditado Estourado

Inspirando professoras pelo mundo

Essa criativa e divertida ideia do ditado estourado se espalhou pelo mundo e educadores de todo canto começaram a usar estratégia em suas aulas e dinâmicas e nos relatam suas experiências.
A professora Priscila Gusmão, da rede pública municipal de Itápolis/SP nos relata que o Ditado Estourado foi utilizado como uma forma de recurso didático lúdico com as com as crianças de Nível II da Educação Infantil,  com o objetivo de envolvê-las de maneira divertida na realização da atividade.
Aprenda brincando com o Ditado Estourado
Aprenda brincando com o Ditado Estourado
A proposta foi elaborar uma lista de palavras a partir da observação de uma imagem, trabalhando a letra inicial, final, quantidade de letras, sílabas e a consciência fonológica a partir da lista. Depois de fazerem a observação da imagem e nomearem as figuras que estavam vendo, cada criança escolhia um balão da sua cor preferida, estourava e pegava sua palavrinha, tentando reconhecer a palavra a partir da letra, sílaba e fonema inicial.
A Professora Priscila foi a  escriba e ia anotando as palavras na lousa. Depois cada criança escolheu cinco palavras para registrar na atividade, ilustrando-as em seguida.
A  professora e psicopedagoga Maísa Elias, de Brasília/DF, fez um “estouro” de aula de inglês. A brincadeira foi “Finding the right shoes” (encontre o tênis correto).
Ela colocou dentro de cada bexiga um papel colorido com um número. As crianças tinham que estourar a bexiga com o auxílio de um palito de churrasco e falar a cor do papel e o número, tudo em inglês.
Depois tinham que encontrar o tênis na cor e quantidade indicada no papel. A escolha do “tênis” é porque a atividade faz parte do projeto com a história “Pete the Cat – I love my white shoes”.
Essa atividade trabalhou diversas áreas do desenvolvimento infantil: vocabulário em inglês para crianças: “shoes”, colors and numbers, com foco é na parte oral pois as crianças tinham entre 3 e 6 anos; conceitos matemáticos: cores, números e relação número – quantidade; Motricidade fina: a criança precisa abrir o pedacinho de papel (um grande desafio para as crianças pequenas); movimento de pinça ao segurar o palito de churrasco; atenção e percepção visual: os tênis estavam “espalhados” em diferentes áreas da sala.
Aprenda brincando com o Ditado Estourado
Aprenda brincando com o Ditado Estourado
Postagem escrita por: Denise Ferreira