CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS




A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS

INTRODUÇÃO

[...] Ler um texto implica não só aprender o seu significado, mas trazer para esse texto nossa experiência e visão de mundo como leitor.

O mundo da leitura tem muitas facetas. Lê-se para ampliar os limites do próprio conhecimento, para obter informações. Lê-se em busca de diversão e descontração. Lê-se para chegar ao prazer dos textos. Prazer que resulta de um trabalho intelectual intenso em diferentes níveis, que se instaura entre o leitor e o autor. A leitura deve causar prazer.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS
Veja mais:
Destarte, os objetivos gerais deste estudo consistem em formar o leitor autônomo, através do estímulo à sensibilidade, criatividade e criticidade e da formação do gosto pela leitura, contribuindo para a construção de uma cidadania plena; possibilitar a interação da criança com os mais diversos textos em situações significativas e diferenciadas; proporcionar acesso de alunos das séries iniciais às novas tecnologias, desmistificando seu uso e viabilizando-o como nova possibilidade de linguagem. Para tanto, este estudo pretende desenvolver atividades que convirjam para ações voltadas diretamente para alunos e professores das séries iniciais do ensino fundamental.

O QUE É LEITURA?

O conceito de leitura é muito amplo e complexo, pois a questão envolve uma infinidade de respostas. Portanto, para se entender o conceito de leitura não basta procurar no dicionário o significado da palavra. Ler envolve uma série de práticas e de experiências; implica em aspectos ligados ao sujeito que lê, à situação em que lê, aos motivos pelos quais lê etc. Segundo BARROS & GOMES (2008):

"A leitura é um ato complexo, que abrange processos perceptuais, cognitivos, linguísticos, comunicativos, sociais e emocionais. É muito importante considerar as condições afetivas, interesse e motivação em relação ao ato de ler, para que se possa garantir prazer e gosto pela leitura no dia a dia da vida. Qualquer alteração em um destes aspectos pode causar prejuízos no processo de desenvolvimento e aprendizagem." (p.336)

O conceito de leitura passa pela compreensão do mundo. Entender o que é leitura e para o que ela serve, certamente, nos fará melhores professores. Muitos entendem que ler é somente decifrar as palavras, dando sentido às mesmas. É claro que ler é isso, mas não somente uma decifração, uma vez que exige uma interação entre o leitor e o texto.
[...]

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.