A Importância da Interpretação de Texto

A interpretação de textos é um dos grandes problemas que afetam a educação brasileira. Uma vez que em todas as disciplinas faz-se necessário interpretar informações, a deficiência desta habilidade compromete todo o processo evolutivo educacional do indivíduo. Entretanto, a responsabilidade de solucionar o problema recai sobre o professor de português. Mas, este possível profissional não tem condições de resolver sozinho algo que envolve vários setores da sociedade.
A Importância da Interpretação de Texto
Os estudantes possuem hábitos de leitura precários. Isto se deve ao fato de não serem incentivados à leitura pela família, pelos amigos, enfim pela sociedade da qual fazem parte. Infelizmente, a escola fica com a função de obrigar o aluno a ler um livro para uma atividade avaliativa e muitas vezes não surte o efeito esperado, pois o discente procura na Internet o resumo, faz o exercício com base no pouco conhecimento que possui e recebe uma nota razoável, o suficiente para não ser reprovado.
O livro didático é utilizado de modo equivocado, sendo a única ferramenta em sala de aula, quando deveria ser um dos recursos, aliado a outros livros e textos diversos, como jornais, revistas e gibis, por exemplo. O fato de o livro do professor já possuir as respostas interfere na correção dos exercícios. É posta em evidência a resposta pronta do livro, desconsiderando a visão do aluno, mesmo que o foco da interpretação seja o mesmo. Assim, passa despercebido o ponto de vista do discente sobre a situação tratada no texto, bem como o seu grau de entendimento, pois não é considerado o seu potencial interpretativo, com base na própria experiência. É imprescindível levar em conta o nível de conhecimento linguístico do aluno para facilitar a compreensão de um texto.
Além de trabalhar com textos de autores renomados, como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes, o docente pode utilizar textos que abordem a realidade sócio-cultural dos alunos, uma vez que de acordo com a região onde vivem, os assuntos serão tratados de maneiras diferentes. Um professor ativo deve também produzir textos e levá-los à sala de aula, estimulando sua classe à produção textual.
Dessa forma, o incentivo à leitura deve ser realizado por todos, através da prática por prazer, para ampliar os horizontes. O próprio professor pode dar o exemplo por ser leitor dos livros que lê e trabalha. Além disso, pode-se realizar a roda de leitura, já que cada aluno participará e será incitado a continuar lendo o livro para que possa descobrir o desfecho do enredo.
Para aprimorar a capacidade de abstração, a criação de peças teatrais a partir da leitura de obras produz um efeito positivo, pois no palco, os envolvidos precisam criar o cenário, perceber o modo como os personagens interagem através da linguagem verbal e não- verbal, bem como o “mergulho” na vida fictícia dos personagens que serão representados. Para que a atividade aconteça são necessárias a leitura e a compreensão dos textos.
Portanto, a interpretação de texto poderá ser realizada com precisão e deixará de ser um problema em questões de vestibulares e em exames avaliativos do processo educacional, já que teremos leitores com capacidade interpretativa e argumentativa melhorada.
A Importância da Interpretação de Texto
A Importância da Interpretação de Texto
___________________________________________________
A seguir confira uma lista de sugestões de Interpretação de Texto para Ensino Fundamental: