CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Estudantes participam de projeto que simula eleições em escola do RN



Teve até debate entre os candidatos a prefeito (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Em clima de eleições municipais, uma escola de ensino fundamental em Currais Novos, no Seridó potiguar, proporciona dias de cidadania e democracia aos alunos. O projeto, que trata sobre a importância da consciência política, possibilitou que os estudantes participassem de uma campanha eleitoral 'de brincadeira'. As eleições do colégio acontecem na terça-feira (4).

Os alunos do quinto ao nono ano participam do projeto há um mês. Divididos em 12 partidos fictícios, foram selecionados 12 candidatos a prefeito, que apresentaram as propostas de governo durante um debate. Além disso, também foram escolhidos 59 candidatos a vereador. Todos os participantes também tiraram o título de eleitor.
Mesmo não sendo verdadeira, os estudantes promoveram uma campanha eleitoral. A brincadeira ficou tão séria que a escola precisou controlar a euforia dos participantes com algumas regras. Para isso, foi criado o Tribunal Regional Escolar. "Toda vez que alguém via algo que insinuava a compra de votos, eles denunciavam. Nós fizemos toda a apuração", explicou Marcos Alves, membro do tribunal.
A candidata a prefeita Ana Carlina, de 10 anos, teve propostas sérias para a administração da escola. "Quero fazer o melhor para o fundamental 1 e fazer com que todas as crianças sejam alegres", afirmou. Davi de Sousa, outro candidato, disse que ia "transformar a quadra da escola em um ginásio poliesportivo".
A próxima terça-feira (4) é o dia mais esperado: os alunos vão escolher os representantes. Eles vão passar por uma experiência muito parecida com a verdadeira. Tem até aplicativo que simula uma urna eleitoral. "Vamos oferecer o respaldo necessário para que as propostas sejam transformadas em ações", disse Max Rosan, diretor da escola.
Os próprios estudantes afirmaram que a experiência fez com que a turma percebesse a importância da política para toda a população."Se a gente começar a ajudar desde pequeno, vamos criar o costume", disse Lívia Aureliana, de 9 anos.
Estudantes também promoveram uma campanha eleitoral de brincadeira (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Retirado do G1 - RIO GRANDE DO NORTE

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.