10 atividades que acalmam as Crianças

10 atividades que acalmam as Crianças
10 atividades que acalmam as Crianças

1. Caixas de atividades surpresa com lápis, livro de colorir

Funciona desde bem pequenos, quando o giz de cera ainda era grandão e eu ficava atenta para nada ir parar na boca. Tem caderninhos de colorir que são bem baratinhos e eu aproveito feiras de livros para comprar vários e deixar guardado em casa.
Sempre que uso, eu coloco um caderninho ou um tipo de material de colorir diferente (giz de cera, lápis de cor, caneta hidrocor, caneta esferográfica). E fico junto, incentivando e observando as pinturas surgirem. Em geral, não deixo colorirem tudo para ficar um gostinho de “quero mais”.
hora de dormir - conjunto de lapis de cor

2. Jogos de “10 minutinhos”, como dominó, palitinhos, mímica

Atividade de 10 minutinhos pega vareta
Tem um post só com estas dicas para fazer com as crianças quando tempo pouco tempo. E eu uso muito jogos simples, como dominó ou pega-varetas (palitinhos). Duas ou três partidas no máximo já está ótimo para a hora de dormir.
Quando bebês, eu usava jogos de empilhar. Pegava blocos, formas geométricas ou objetos da casa mesmo e fazíamos torres as mais altas possíveis.
Agora que eles são maiores, eu inclui a mímica nestas atividades. Funciona assim: eu fico como “apresentadora” do jogo e vou dizendo qual mímica eles devem fazer. Comecei com nomes de animais, por serem mais simples de representar. Os outros precisam adivinhar. Acaba que não tem muita competição, pois todos querem falar juntos rsrsrs. Nestas semanas, eu inclui verbos (cantar, nadar, dançar) na mímica. Funcionou super bem!

3. Quebra-cabeças

Com 1 ou 2 anos uma criança já pode se interessar por quebra-cabeças. E são santos auxiliares na hora de dormir. Os mais novinhos formam aqueles de encaixar as peças nos espaços correspondentes.
Anted de dormir: jogos de encaixar
Conforme foram vão crescendo, eu aumentei a dificuldade dos quebra-cabeças. Dependendo do humor de cada uma antes de dormir, eu faço uma montagem coletiva, ou apresento um para cada um. Meu papel é de observar e só ajudar quando realmente eles não conseguirem encontrar uma solução. E não precisa se preocupar em ter vários quebra-cabeças em casa. O mesmo funciona diversas vezes.
hora de dormir - quebra cabeça

4. Costura, alinhavo, tecer nos botões

Aprendi com a escola das crianças a trabalhar com alinhavo. Para fazer um destes, você precisa de:
– um pedaço de papelão. Pode ser o que sobra das atividades com caixas de papelão, por exemplo.
– um desenho simples impresso
– um furador de papel ou chave de fenda
– fio de lã (coloque uma fita adesiva na ponta do fio para ficar durinha) ou cadarço de tênis
Cole a figura no papelão. Depois de seco,  e faça furos no contorno do desenho. Aqui vai uma dica. Se você apoiar o papelão em um pedaço de massinha, dá para fazer os furos com uma chave Philipps (aquela que é redondinha). Então, apresente para a criança e peça que ela passe o fio de lã ou cadarço pelos furos, alinhavando a figura.
Ideias do que fazer hora de dormir - como fazer alinhavo
Com o tempo, esta atividade pode virar um hobbie, como a costura, bordado ou tricô. O que acha?
Outra ideia legal é esta que eu encontrei no blog RockaByeButterfly. Usando um pedaço de papelão, colamos botões bem grandes. A atividade, então, é criar teias de aranha passando fios de lã pelos botões.
Uma dica: use cola super forte para não despregar os botões com facilidade.
hora de dormir - Costura, alinhavo, tecer nos botões

5. Lego

Outra brincadeira que funciona bem para acalmar os ânimos antes da hora de dormir são os Legos ou outras versões destes blocos de montar. Estes grandes da foto eu uso desde que meus filhos conseguiram sentar sozinhos. Se não tinham força para encaixar, certamente tinham para desmontar!
Hoje, como eles são maiores, eu proponho figuras para que eles reproduzam com os Legos. Em outros momentos, eu os deixo livres para criar, mas aqui, como a proposta é a concentração e foco (que dá mais sono que a criação livre), eles resolvem uma figura por vez desta atividade. Em geral juntos. Mas se eu percebo pouco espírito colaborativo, prefiro propor um para cada. Afinal, a proposta aqui é acalmar os nervos e não irritá-los com disputas desnecessárias.
hora de dormir - lego

6. Torre de esponjas coloridas

Esta ideia também está no post da Toddler Aproved. Também se parece com o Jengo, que a Pat descreveu no post sobre noites em família. O princípio é o mesmo: formar torres com as esponjas e depois retirá-las (começando de baixo para cima), sem derrubar a torre.
Eu faço com as esponjas porque não me preocupo em machucar e eles treinavam também o nome das cores quando eram pequenos.
hora de dormir -torre de esponja

7. Bexigas com “coisas” dentro para sentir e advinhar

Esta sugestão eu acho bem interessante. Já tinha feito antes em casa, mas durante o dia. Você vai precisar de bexigas e objetos diferentes como farinha, pedrinhas, grãos, flocos de milho açucarados, gelo.
Coloque os objetos dentro das bexigas e amarre bem. Daí é deixar na mão deles. Para os bebês funciona também como atividade de descoberta sensorial. Para os mais velhos, além do sensorial é possível fazer um jogo de advinhação, no qual eles precisam descobrir o que há dentro de cada bexiga.
hora de dormir - bexiga com coisas dentro

8. Garrafas calmantes (para até 2 anos)

Curti muito esta sugestão quase hipnótica. Funciona bem com crianças pequenas. Eu usei paraacalmar antes da hora de dormir até os 3 anos deles. Hoje, as garrafas são mais estimulantes na criação de brincadeiras e cenários para faz-de-conta (!) Mas como cada criança é uma, talvez a sua use por mais tempo.
Ideias do que fazer hora de dormir - garrafa calmante
Eu usei uma garrafa de suco vazia. Coloquei água e corante de alimentos até ficar na cor que eu achava legal. Depois coloquei restos de cola com gliter que sobrou de atividades artísticas aqui em casa. Tanto faz a cor da cola, pois a cor da água na garrafa é o que prevalece. Mas a cola faz com que o gliter fique flutuando na garrafa.
Também incluir mais purpurina e pequenos objetos (penas, bolinhas, grãos). Fechei tudo e passei fita adesiva forte para não haver o risco de escapar a mistura ao virar a garrafa.
hora de dormir - garrafa calmante pronta
As crianças ficavam maravilhadas observando as figuras e brilhos da garrafa colorida. E quando formava uma bolha de ar? Nossa! Era uma vibração!
Para bebês: eu deixei mais duas ideias calmantes para antes da hora de dormir dos bebês. Assim você pode apoveitar, mesmo se não tem filhos com a idade dos meus.

9. Sacola sensorial com água e objetos

Esta também funciona como atividade de desenvolvimento cognitivo para os bebês. Você vai precisar de:
– saco de guardar alimentos no freezer (eles são mais resistentes que outros saquinhos)
– fita adesiva
– água
– objetos diversos, brinquedinhos
Ideias do que fazer hora de dormir - sacola sensorial
A montagem é bem simples. Basta colocar a água e os objetos na sacola, com o cuidado de deixar um bom espaço para que a água possa circular por dentro do saco, quando ele for apertado, esmagado ou abraçado. Na época em que eu fazia, enchia só metade do saco com tudo.
Feche bem com fita adesiva larga, para não escapar a água.
Pronto! É só deixar com o bebê e acompanhar as descobertas dele. Como esta atividade desperta a curiosidade e a concentração, seu bebê vai fiar com soninho logo.
Ideias do que fazer hora de dormir - sacola sensorial para crianças pequenas

10. cesto dos tesouros

Este a Patricia Marinho já explicou muito bem em outros momentos. A diferença aqui é preparar os cestos com objetos menos coloridos, menos barulhentos e que dêem sensação de conforto ao toque.
Ideias do que fazer hora de dormir - cesto do tesouro
Lembre que a proposta aqui não é estimular o bebê, mas concentrá-lo e acalmá-lo. Pequenas almofadinhas (destas de costureira espetar agulhas), pacotinhos de tecido em tons neutros com grãos dentro, penas ou esponja de banho são exemplos que podem ser aproveitados.
Fonte e Texto: Tempo Junto