CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

USO DO LÚDICO PARA A APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES



USO DO LÚDICO PARA A APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES
USO DO LÚDICO PARA A APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTES

RESUMO 

Este trabalho tem como finalidade apresentar a importância do lúdico dentro das salas de aulas com adolescentes. A definição de lúdico está para a palavra brincar, isto é, o aluno aprende brincando.

Há vários meios de brincar: cantar, dançar, escrever, ler, gesticular, entre outros e por meio destas formas é possível passar o conteúdo estudado em aula e o aluno passará a absorver, compreender e aprender de forma natural, brincando e terá satisfação em aprender e, desta forma, contribuirá com participação nas aulas expositivas.

Não deixe de ver também: JOGOS PEDAGÓGICOS - ENSINO LÚDICO

INTRODUÇÃO

A palavra lúdico vem do latim ludus, que significa jogo, divertimento, gracejo, escola.

Sabe-se que as brincadeiras estimulam as crianças, jovens e adultos, mas a partir de 1997, a IPA Brasil – Associação Brasileira pelo direito de brincar - passou a apoiar as brincadeiras como forma de aprendizagem conforme artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança – ONU:

1. Os Estados Partes reconhecem o direito da criança ao descanso e ao lazer, ao divertimento e às atividades recreativas próprias da idade, bem como à livre participação na vida cultural e artística.

2. Os Estados Partes respeitarão e promoverão o direito da criança de participar plenamente da vida cultural e artística e encorajarão a criação de oportunidades adequadas, em condições de igualdade, para que participem da vida cultural, artística, recreativa e de lazer.

USO DO LÚDICO PARA A APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTESO Direito de Brincar surgiu com a necessidade de opor a realidade, há tempos e até a presente data muitos acreditam que o brincar é “perder tempo” e não reconhece como estímulo, aprendizado, aprender a viver em sociedade (...) e estimulam ou obrigam a criança e/ou adolescente a trabalhar.

O adolescente estimulado a pensar por meio de brincadeiras é muito mais seguro numa aula expositiva onde deverá expor as opiniões, dúvidas e sugestões, sem receio de ser criticado pelos colegas porque os demais respeitarão a dúvida ou comentário do aluno que estiver participando ativamente da aula.


Artigo por Adriana Borges Augusto 

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.