SONDAGEM/ DIAGNÓSTICO DE MATEMÁTICA

SONDAGEM/ DIAGNÓSTICO DE MATEMÁTICA
SONDAGEM/ DIAGNÓSTICO DE MATEMÁTICA

O que eles já sabem?

Até quanto seus alunos sabem contar? E a representação numérica, até qual número? Já compreenderam o SND (sistema de numeração decimal)?
Para isso, uma sondagem é necessária, diferente da sondagem de palavras que precisa ser individual, a sondagem numérica poderá ser feita no coletivo, claro que cada aluno com sua folha, é mais fácil de interpretar e caso o professor perceba que algum aluno “olhou” a folha do coleguinha, poderá pedir em uma outra hora a escrita individual.

Escrita de Números:

  • Escolha no máximo dez números para realizar o ditado.
  • Encaminhe corretamente a atividade e certifique-se que todos entenderam.
  • Escolha números com variáveis diferentes.
  • Exemplo: 3 – 15 – 76 – 120 – 200 – 1500 – 2014 – 3050

Tabela de análise:

Elabore uma tabela com o nome dos alunos e como eles escreveram os números, assim dá pra saber a dificuldade da maioria e as dificuldades que ficaram ou estão defasadas individualmente.

Diagnóstico do campo aditivo e multiplicativo:

Tenha em mente a experiência que os alunos têm com resolução de problemas, dependendo do ano, estes devem ser mais simples. Aqui o professor deixará livre a estratégia de resolução, seja convencional, com desenhos, ou apoio.
O diagnóstico engloba a capacidade de compreensão da situação problema, por isso tenha certeza que eles compreenderam o que está sendo pedido.

Análise:

Para analisar, também pode ser elaborada uma tabela com o nome dos alunos e o número da situação problema, mas há dois aspectos a considerar, o aluno tem que compreender a ideia e resolver corretamente o problema. Por exemplo, o aluno sabe qual o caminho para chegar ao resultado, mas não conseguiu colocar a resposta correta, ou ainda o aluno conseguiu responder corretamente, mas não sabe explicar o caminho, a ideia para o resultado.

Clique no link abaixo e faça o download de uma atividade de exemplo para o 5º ano: