RECONHECENDO A DIVERSIDADE ATRAVÉS DAS BRINCADEIRAS

RECONHECENDO A DIVERSIDADE ATRAVÉS DAS BRINCADEIRAS

Este texto propõe uma reflexão acerca das diversidades de brincadeiras e brinquedos, que por sua vez é de suma importância para desenvolver a aprendizagem, pois o lúdico é essencial na construção da identidade estudantil, e toda sua trajetória escolar.
Brincar e Aprender
Este texto propõe uma reflexão acerca das diversidades de brincadeiras e brinquedos, que por sua vez é de suma importância para desenvolver a aprendizagem, pois o lúdico é essencial na construção da identidade estudantil, e toda sua trajetória escolar.

Eunice Santos Sousa de Jesus ( Pedagoga –UESB e Psicopedagoga-FINOM –Município de Poções – BA. Rua Princesa Isabel nº 477 – Cel. 77-236278)
A escola como espaço de educação pode tratar esse assunto com as pessoas envolvidas nesse processo e promover tomadas de consciência entre os sujeitos sensibilizando-os a desenvolverem atitudes de respeito ás diferenças, econômicas., étnicos sociais, sexuais entre outras peculiaridades do ser humano. Pois a mesma faz parte de um contexto social múltiplo que envolve diferentes realidades (SCOPEL E GOMEZ 2006-p-1)
Mananga as diferenças unem e desunem; são fontes de conflitos e de manipulações socioeconômicas e político-ideológicas. Quanto mais crescem, as diferenças favorecem a formação dos fenômenos de etnocentrismo que constituem o ponto da partida para a construção de estereótipos e preconceitos diversos (Munaga, 2005 p- 4). Desde os primeiros anos de vida o ser humano tem diversas formas de se relacionar. A infância é desenvolvida por uma educação formal e informal. Sendo decisivos para a formação da criança, pois se trata de um período em que ela está desenvolvendo suas capacidades intelectuais, criativas, estéticas expressivas e emocionais por meio de atividades lúdicas no processo do desenvolvimento e aprendizado.
Os brinquedos e as brincadeiras são ferramentas motivacionais que deixam o ambiente mais prazeroso para a aprendizagem, além de estimular a inclusão, a participação e a diversão. Por meio das atividades lúdicas, os educados têm a possibilidade de inventar novas formas de conceber a realidade social em que vivem, haja vista que elas servem de base para o exercício da descoberta, da construção de novos conhecimentos e assegurar os valores morais, e étnicos de uma sociedade. Sendo que os mesmos deixam o ambiente mais prazeroso para a aprendizagem, além de estimular a inclusão, a participação e a diversão. 
Os efeitos do ato do brincar criam situações mais ricas agradáveis e estimulantes. A criança ao atribuir sentido ao seu mundo, se própria de conhecimentos que os ajudarão a agir sobre o meio em que estão inseridas, reconhecendo sua cultura, resgatando brinquedos, brincadeiras, jogo se cantigas de rodas Os brinquedos e as brincadeiras deixam o ambiente mais prazeroso para a aprendizagem, além de estimular a ou que já fizeram parte de sua infância.
“O que caracteriza a brincadeira é que ela pode fabricar seus objetos em especial, desviando de seu uso habitual que cercam a criança, além do mais é uma atividade livre, e não pode ser delimitada (…) no brinquedo o valor simbólico e a função”. (BOUGÈRE, 1995, p 13-14)
Acreditamos que os brinquedos e brincadeiras são ingredientes vitais para uma infância sadia e um aprendizado significativo. A criança ao atribuir sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que os ajudarão a agir sobre o meio que estão inseridos, reconhecendo sua cultura, resgatando brinquedos, brincadeiras, jogos e cantigas de roda que fizeram parte de forma indireta de sua infância.

Artigo por Eunice Santos Sousa de Jesus.