Fazendo a Diferença e Despertando o Interesse dos alunos

Despertar o interesse dos alunos requer bem menos do que se pode imaginar. Com atitudes simples o professor pode tornar sua aula o centro das atenções, basta ter criatividade e um pouco de disposição.
É fato que nem todas as escolas do país dispõem de recursos como data-show, sala de vídeo ou de informática, e em algumas até mesmo a biblioteca ainda não é uma realidade. 
Fazendo a Diferença e Despertando o Interesse dos alunos
Despertar o interesse dos alunos requer bem menos do que se pode imaginar.
Se por ventura somos professores que nos encontramos nessas condições de trabalho, não devemos nos dar por vencidos, e busquemos na realidade de nossos alunos o apoio para implementar nossas aulas.
Se trabalharmos com uma clientela carente, que reside em bairros distantes do centro ou mesmo na zona rural, temos que ser artistas e encontrarmos nesse contexto algo que seja capaz de despertar o interesse nela.

Às vezes, o simples fato de pedirmos ao nosso aluno que traga uma amostra de terra do quintal de casa ou uma semente de uma árvore que ele conhece já desperta o senso de responsabilidade, e podemos fazer desse material o nosso recurso didático para uma aula em que a participação de nossos alunos é o foco de nossa prática.
Já, se temos o privilégio de trabalhar em uma escola que possui os recursos tecnológicos citados anteriormente, devemos aproveitar e fazer de nossas aulas um momento de interação, em que os alunos realmente usufruam da tecnologia não apenas recebendo uma informação pronta como na internet, por exemplo, mas estimulando o aprendizado a partir desses recursos.

LISTA: SUGESTÕES DE PLANOS DE AULA

Uma atividade simples como assistir a um vídeo sobre o ciclo da água e o tratamento de esgoto, por exemplo, pode ajudar na compreensão das etapas de tratamento e da importância desse serviço para a saúde da população. Em seguida, os alunos podem ser estimulados a escrever frases ou pequenos textos expondo suas opiniões sobre o assunto.
Dessa forma, trabalham-se as capacidades da leitura, escrita, interpretação de informações explícitas e implícitas, além do senso crítico e da responsabilidade social.
Desde a alfabetização até o ensino médio, nossos alunos gostam de novidade, querem ser surpreendidos, voltando aqui no foco deste Curso, querem que nós professores superemos a didática tradicional.
Fazendo a Diferença e Despertando o Interesse dos alunos
Fazendo a Diferença e Despertando o Interesse dos alunos
Sabemos que estamos fazendo isso quando observamos os olhinhos fixos e brilhantes em imagens apresentadas ou mesmo numa expressão de espanto quando expomos oralmente um fato atual, que diz respeito a um lugar distante e desconhecido.

CRIANÇAS QUE MORDEM – PLANO DE AULA 

Superar a didática tradicional é bem mais fácil do que podemos imaginar. Devemos usar nosso talento, criar materiais alternativos, dar a nossos alunos um papel mais ativo em nossas aulas. Se nos dispormos e ouvirmos mais, veremos que esse é o caminho.