CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Cinco bons exercícios para estimular a memória das crianças



Cinco bons exercícios para estimular a memória das crianças
Cinco bons exercícios para estimular a memória das crianças
Exercitar a memória pode ser muito divertido, especialmente para crianças entre 3 e 6 anos. Se estiverem num ambiente adequado, que favoreça a concentração, elas são capazes de direcionar todos os sentidos para esse momento de aprendizagem. Em todos os exercícios propostos, é recomendável que aumente a complexidade do desafio conforme a criança demonstrar mais facilidade para resolvê-lo.

Jogo da memória
São os tradicionais cartões de associação que primeiramente são expostos para as crianças e depois virados para baixo de modo que as imagens fiquem ocultas. A primeira tarefa é usar o breve tempo em que os cartões ficam expostos para memorizar a posição das imagens iguais, pois quando eles são virados para baixo o desafio passa a ser lembrar onde estão os pares certos, mesmo sem vê-los.
Por sua simplicidade, esses jogos costumam ser baratos e fáceis de encontrar em lojas de brinquedo ou até papelarias. Há versões em papelão, madeira e plástico. No entanto, para quem não quer gastar dinheiro ou prefere brinquedos mais caseiros, é possível produzir o próprio jogo em casa, usando o tipo de papel que estiver disponível, desenhando as próprias imagens (ou letras, números etc.) ou aproveitando recortes de revistas.
O que tinha aqui?
Coloque em cima de uma mesa vários objetos. Podem ser utensílios de cozinha, material escolar, brinquedos etc. Peça à criança para que observe por um tempo os objetos, com atenção. Em seguida, retire todos os objetos, colocando-os fora do campo de visão da criança. O desafio é fazê-la recordar-se de tudo que estava na mesa, trazendo-os de volta a cada acerto.
Canções infantis
Crianças adoram músicas infantis e elas podem ser usadas em favor da memória dos pequenos. Um exercício possível é o de escolher algumas daquelas músicas que eles ouvem sempre, deixá-las tocar até certo ponto, parar a música e então pedir para que completem a letra cantando o que falta. Por exemplo, quando estiver tocando “alecrim, alecrim dourado que nasceu no campo” a criança completa cantando “sem ser semeado”. É um jogo simples que estimula não só a memória, mas também a atenção e a agilidade de pensamento.
Lembrar o dia
À noite, antes de dormir, convide seu filho a lembrar passo a passo tudo o que ocorreu durante o dia. Além de ser um bom exercício de memória, o momento funciona para viver de novo as boas emoções do dia, como o bom desempenho numa prova, a visita à casa de um amigo querido ou um filme que foi visto no cinema.
O que mudou?
Funciona de modo parecido com “O que tinha aqui”, mas sem que tiremos todos os objetos da mesa. Nesse jogo, depois de dar à criança tempo suficiente para que memorize aquilo foi exposto, pede-se para que ela vire de costas ou que feche os olhos. Enquanto isso, algo tem de ser modificado na disposição dos objetos na mesa. Pode ser uma troca de lugar, a ausência de um deles ou algum acréscimo.

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.