CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

UMA BOA EDUCAÇÃO COMEÇA PELO BOM EXEMPLO



Algumas pessoas dizem que a vida é complexa demais, egoísta e tão cheia de desigualdades, que é melhor não trazer mais filhos para o mundo para evitar essa infelicidade. Não é um argumento adequado.
Somo nós, os pais, as mães e os educadores, os responsáveis por formar pessoas boas e responsáveis.
UMA BOA EDUCAÇÃO COMEÇA PELO BOM EXEMPLO
Educação começa em casa ?
As crianças felizes têm disposição e coragem para transformar o mundo, para torná-lo mais nobre e igualitário. Isto seria uma utopia?

A educação não é somente ensinar a falar, atravessar a rua ou transmitir conhecimentos.
Educar é formar pessoas, e somos nós o espelho através do qual as crianças começam a entender o mundo; elas entendem melhor os exemplos do que as palavras.
Todos nós lembramos de experiências da nossa infância que foram marcadas pela inconsistência.
Pra você qual a importância da ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS ?
Muitos pais pregam um conjunto de valores que eles mesmos nunca colocaram em prática: o valor do respeito, o reconhecimento, a capacidade de ouvir, etc.
À medida que crescemos, vamos percebendo a diferença entre palavras e ações. Se os nossos pais não foram um bom exemplo, temos que ter em mente que “não devemos seguir os exemplos dos nossos pais”, “não devemos cometer os mesmos erros”.
Ter bons exemplos facilita a vida da criança. Seu mundo se torna mais harmônico e íntegro, não existem inconsistências e ela se sente mais segura para enfrentar a vida.
Vamos refletir um pouco sobre isso?

Como ser um bom exemplo para as crianças

Não fique obcecado com a ideia de ser o melhor exemplo para seus filhos.
O importante é ser uma pessoa equilibrada e coerente, alguém com capacidade de amar o suficiente para entender a educação como o melhor dos desafios que uma pessoa pode enfrentar.
Ninguém é infalível, ninguém enfrenta a vida sem cometer erros. A educação é um ato de amor dividido em 365 dias por ano e 24 horas por dia, sem trégua.
Será utopia querer dar ao mundo pessoas corajosas e felizes com capacidade de mudá-lo? De jeito nenhum.
Esse poder está em nossas mãos e na nossa capacidade de dar ao mundo crianças felizes que se tornarão adultos capazes de transformar nossa realidade.
Como conseguir isso? A seguir damos algumas ideias.

Conheça a si mesmo(a)

Não é necessário ser um reflexo de virtudes infinitas para ser um bom exemplo para as nossas crianças. É preciso conhecer a si mesmo para gerenciar adequadamente suas emoções, ações, palavras e comportamentos.
– As pessoas de caráter irregular e variável não oferecem segurança para as crianças.Elas não sabem como se comportar e se sentem inseguras. Se hoje lhe fazemos promessas e não as cumprimos, sofrerão de instabilidade emocional.
– Um maior autoconhecimento, um melhor gerenciamento das emoções e controle do comportamento. Dessa forma, compreenderemos a necessidade de sermos coerentes, de darmos exemplos corretos e de sermos o apoio do qual eles precisam para se desenvolverem com equilíbrio, sem excessos ou falta de carinho.

Permita que o seu filho siga o seu exemplo

Os sistemas educacionais estão formando pessoas iguais; crianças que pensam da mesma maneira. Pior ainda, a criança precisa ser como todas as outras e agir da mesma forma por medo de “ser diferente”.
Dar um bom exemplo é ser coerente com as nossas palavras, transmitir aos nossos filhos o melhor de nós mesmos para que utilizem tudo isso em benefício próprio e se transformem em pessoas únicas e corajosas.
Dar bons exemplos aos filhos não significa desejar que eles sejam cópia dos pais
Mostre-lhes o que é bom, ensine-os a serem pessoas felizes e capazes de dar felicidade aos outros.
– Dar um bom exemplo é despertar o intelecto e revitalizar as emoções para que haja reconhecimento, reciprocidade e correspondência.
– Dar um bom exemplo é oferecer calma, ensinar que a palavra e o ato são a mesma coisa, e mostrar que as pessoas devem ser responsáveis pelo que dizem e pelo que fazem.
– Dar um bom exemplo é permitir que a criança encontre harmonia dentro da sua própria família. Esse equilíbrio e os valores aprendidos no lar a ajudarão a tornar-se uma pessoa única e especial. Alguém com identidade própria e com capacidade para mudar o mundo…
Fonte: OSEGREDO

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.