CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Mesmo sem saber ler, ao ver adultos lendo ou quando histórias são contadas por professores ou pelos pais, a criança desenvolve o interesse pelo universo das palavras. Possibilitar esse primeiro contato das crianças com as livros, para que se tornem leitores de literatura para a vida toda é tarefa dos pais em casa e também dos professores da educação infantil dentro de sala de aula.

Como as crianças da educação infantil ainda estão em processo de alfabetização, muitas ainda não dominam a leitura, portanto, através de rodas de leitura, o professor utilizando uma postura e entonação adequadas, deverá fazer a leitura das histórias. Mesmo com a leitura sendo feita pelo professor, é fundamental que as crianças possam manusear o livro, folheando as páginas e observando as palavras e as figuras. 

Antes de fazer a leitura, é preciso planejamento. Selecionar as obras que serão lidas e criar um clima para a leitura aumenta o interesse da criança pelas histórias. No final da leitura é importante indagar aos alunos a impressão que cada um teve da história com perguntas como: “de qual parte da história cada um mais gostou o que chamou mais a atenção em cada personagem, qual sensação a história causou”, para que as crianças reflitam sobre o que foi ouvido e visto e para que elas aprendam a escutar a opinião dos colegas. 
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A escolha dos livros que serão trabalhados não é nada fácil, no Brasil são lançados em média dois mil títulos por ano na área da literatura infantil tornando o mercado de obras infantis muito rico. Veja abaixo alguns títulos que a Revista Crescer da Editora Globo elaborou com a colaboração de 35 especialistas em criança e cultura que facilitam a escolha de pais e professores: 

A partir de 4 anos:

- Ou Isto ou Aquilo 
Cecília Meireles e ilustrações de Thaís Linhares (Editora Nova Fronteira) 
- Contos de Grimm
Wilhelm e Jacob Grimm (Editora Cia. das Letrinhas)
- Flicts
Ziraldo (Editora Melhoramentos)
- Contos de Andersen
Hans Christian Andersen (Editora Ática)

A partir de 6 anos 

- Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias
Ruth Rocha e ilustrações de Adalberto Cornavaca, (Editora Salamandra)
- Reinações de Narizinho (vol.1 e 2),
Monteiro Lobato (Editora Globo) e ilustrações de Paulo Borges.

A partir de 7 anos

- Bisa Bia, Bisa Bel, 
Ana Maria Machado (Editora Salamandra)
- O Menino Maluquinho
Ziraldo (Editora Melhoramentos)

Artigo por Colunista Portal - Educação 

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.