LITERATURA INFANTIL – CONTOS DE FADAS

LITERATURA INFANTIL - CONTOS DE FADAS
LITERATURA INFANTIL – CONTOS DE FADAS

Passados de geração para geração em forma de livros e histórias de ninar, os contos de fadas, clássicos da literatura infantil fazem parte da vida de muitos de nós. Narrando o fantástico em mundos mágicos, os contos de fadas como Chapeuzinho Vermelho, A Branca de Neve e Cinderela além de nos encantar com suas histórias, nos trouxeram ensinamentos valiosos que nos ajudaram a construir parte de nossa personalidade e caráter. 
Oriundos de narrativas populares e folclores, os contos de fadas tinham o objetivo de incutir em crianças e jovens noções de moral e bons costumes da época em que foram criadas. A maioria desses contos de fadas foi adaptada pelos irmãos Grimm e posteriormente pela Walt Disney transformando histórias reais que tratavam de questões emocionais, de violência e até sexuais em contos fantásticos.
LITERATURA INFANTIL - CONTOS DE FADAS
LITERATURA INFANTIL – CONTOS DE FADAS
Conheça agora algumas lendas que podem ter dado origem aos tão conhecidos contos e algumas interpretações de seus reais significados:

Chapeuzinho Vermelho 

Existem várias versões para essa história, a mais conhecida dos Irmãos Grimm, a vovó e chapeuzinho são tiradas com vida da barriga do lobo por um corajoso lenhador. Na versão de Charles Perrault o conto termina com o lobo comendo a chapeuzinho. 
LITERATURA INFANTIL - CONTOS DE FADAS
LITERATURA INFANTIL – CONTOS DE FADAS
Algumas versões mais antigas trazem trechos bem assustadores e com temática sexual, como o de chapeuzinho comendo a carne da vovó que o lobo disfarçado prepara em forma de sopa, ou que a menina faz um strip-tease para conseguir distrair o lobo e fugir. 
Muitas teorias afirmam que esse conto tem muitos elementos de cunho sexual, e que ele seria uma metáfora para a passagem da infância para a vida adulta da menina chapeuzinho. A capa vermelha simbolizaria o inicio do ciclo menstrual da menina, o lobo seria o lado animal do homem, e o lobo devorar a menina representaria um ato de estupro.

A pequena Sereia

O conto que conhecemos, é uma adaptação feita pela Disney do conto feito pelo escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Claro que a versão da Disney tem um lindo final feliz com a Pequena Sereia chamada de Ariel se casando com o príncipe.
LITERATURA INFANTIL - CONTOS DE FADAS
LITERATURA INFANTIL – CONTOS DE FADAS
No conto original, a sereia deseja além de pernas, uma alma humana e para isso procura a bruxa do mar, que em troca da sua bela voz prepara uma poção que lhe dará pernas e alma. Porém a bruxa alerta a sereia de que sentirá fortes dores em cada passo que der e que ela só conseguirá uma alma humana se encontrar o beijo do amor verdadeiro. Infelizmente, a sereia não conquista o amor do príncipe que se casa com a princesa de outro reino. Como consequência da poção, se a sereia não conquistasse o amor do príncipe ela morreria se transformando em espuma do mar. Conscientes disso, as irmãs da sereia procuram a bruxa do mar e trocam seus longos cabelos por uma faca de prata que é levada para a pequena sereia para esfaquear o príncipe. 
Entretanto a sereia não tem coragem de matar o homem que ama e se joga no mar transformando-se em espuma. 

Artigo por Colunista Portal – Educação