FALANDO SÉRIO…VAMOS BRINCAR?

FALANDO SÉRIO...VAMOS BRINCAR? artigo educacional
Aprender Brincando é muito importante na educação infntil

Já não é novidade o fascínio que tenho pela Educação Infantil...Muito tenho aprendido com meus pequenos, e com um prazer enorme venho compartilhando minhas experiências.
As queixas são inúmeras após a aula: “ela não aprende nada”; “Juquinha não fez nada hoje.”; “Aninha não comeu e não tomou banho” “ele só vai pra escola brincar”… Mas falando sério, por que é importante brincar?
Atividades comuns nas classes de Educação Infantil ainda são questionadas sobre sua importância. Mas qual será a utilidade do “faz de conta” para as crianças, e daquelas cantigas que ficam grudadas em nossos ouvidos o dia inteiro? Vamos tentar responder a algumas dessas perguntas…
As crianças tendem a sentir mais interesse em participar das atividades que despertem liberdade e prazer, pois colocam em prática tudo aquilo que estão aprendendo. Assim, quando as crianças brincam de faz de conta, por exemplo, elas assumem diferentes papeis e aprendem a resolver conflitos reais, desenvolvem a autonomia e a linguagem oral e gestual.
As rodinhas musicais são importantes porque desenvolvem a observação, a atenção, o equilíbrio e a coordenação. Ao manusearem livros e revistas estão entrando em contato com diversos gêneros textuais, ampliando repertório de letras e o vocabulário. E quando “rabiscam” estão estimulando a escrita espontânea.
Momentos de interação com o grupo e de movimentação corporal são necessários para construção do conhecimento, criação de regras, desenvolvimento da espontaneidade, liberdade, criação e imaginação.
Antigamente, as instituições que atendiam essa faixa etária de crianças ofereciam um atendimento mais assistencialista do que educacional. Hoje, com o respaldo legal na LDB, em seu artigo 29, “A Educação infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança…” (LDB/9394, art. 29)¹.
Desta forma, o trabalho que deve ser realizado nas instituições de Educação Infantil é o de atender a todas as necessidades das crianças: físicas, psicológicas, intelectual e social.
Segundo Vygotsky (1998)², no processo de aprendizagem é importante a interação social entre o indivíduo e seus mediadores, como a família e os docentes. É necessário que as crianças se apropriem de outras culturas, para que ocorra a aprendizagem. E isso é um processo contínuo.
O papel do Professor é o de mediar as relações entre as crianças e os diversos universos culturais nos quais elas interagem. O professor não é responsável apenas por fazer a higiene e auxiliar na alimentação das crianças que estão sob sua responsabilidade. Assim como o papel da família também não se restringe a matricular a criança na escola, mas acompanhar e participar ativamente do processo educativo.

Artigo por Valdilene de Carle Raposo
FALANDO SÉRIO...VAMOS BRINCAR? artigo educacional
FALANDO SÉRIO…VAMOS BRINCAR
Confira outros Artigos Educacionais postados aqui em nosso site a seguir:
– Mais abaixo deixo também uma Lista de Atividades para Educação Infantil, espero que gostem.

Lista de Atividades sobre Educação Infantil: