EDUCAÇÃO INFANTIL, TRABALHAR PARA DESENVOLVER

Os professores do ensino infantil devem trabalhar a socialização da criança
Os professores do ensino infantil devem trabalhar a socialização da criança

Abrangendo o ensino de crianças de zero a seis anos, a educação infantil tem seus conteúdos determinados pelo ministério da educação através do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI). 
Para encontrar outros artigos (CLIQUE AQUI)
O documento é dividido em três partes, trazendo propostas de formação pessoal e social e identidade e autonomia da criança. As propostas principais do documento é levar o professor a considerar as diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas e religiosas de cada criança, respeitar seus direitos, suas expressões particulares e pensamentos. 
Os professores do ensino infantil devem trabalhar a socialização da criança, desenvolvendo suas capacidades motoras e de fala, inserir a criança ao mundo letrado explorando relatos de experiências pessoais que leva a criança a construir discursos orais respeitando a ordem cronológica de eventos. 
EDUCAÇÃO INFANTIL, TRABALHAR PARA DESENVOLVER
EDUCAÇÃO INFANTIL, TRABALHAR PARA DESENVOLVER
Permitir que as crianças expressem pontos de vista sobre determinadas situações e problemas evoluem o senso crítico e incentivar o contato com a linguagem dentro e fora da escola facilita o letramento. Desenvolvendo assim o aspecto afetivo, social, cognitivo e o psicomotor.
Para desenvolver todos esses aspectos, cabe ao professor observar se o aluno inicia as atividades, o seu interesse por conhecer brinquedos, a curiosidade e motivação, criatividade durante as artes plásticas, música, história e dramatizações, relações com os adultos e crianças, interação em grupos grandes ou pequenos, cooperação, capacidade de respeitar regras e colegas, realização de brincadeiras que envolvem o corpo como um todo, realização de dobraduras, os encaixes e recortes, reconhecimento de nomes adultos, pai, mãe, avós, nome de crianças e brincadeiras e o conhecimento lógico-matemático. 
EDUCAÇÃO INFANTIL, TRABALHAR PARA DESENVOLVER
EDUCAÇÃO INFANTIL, TRABALHAR PARA DESENVOLVER
A educação Infantil deve favorecer o desenvolvimento de uma imagem positiva de cada criança além da criação de vínculos afetivos com outras crianças e com professores, a descoberta do próprio corpo, como ele funciona e suas capacidades, a utilização das diferentes linguagens corporais, o respeito e a preservação da natureza e dos ambientes em que vive.
Com todas essas habilidades desenvolvidas a criança estará apta a passar para as próximas fases da educação e se tornar um agente transformador do meio social em que se está inserido.