CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Dicas para escrever melhor



Ler mais, praticar a escrita, ter atenção e usar da criatividade são algumas das dicas para escrever da melhor maneira.

A palavra redação até parece um carma para alguns alunos, isso se deve ao fato de que no Brasil o exercício da leitura  não é um hábito.
Uma pesquisa feita pelo Fecomércio RJ/Ipsos em 2015, aponta uma queda no número de pessoas que declaram ter o costume de ler, antes os dados mostravam 35%, agora passou para cerca de 30% de leitores.
Pensando nessa dificuldade no hábito de ler e consequentemente em escrever, o Estudo Prático traz 10 dicas de como você poe melhorar a escrita e se dar bem nas redações dos vestibulares.

Confira outras dicas aqui:
No final do post deixarei uma lista com mais de 40 dicas, espero que gostem.
Confira Dicas para escrever melhor
Dicas para escrever melhor

10 dicas para melhorar a escrita

1. Ler mais

A primeira dica não poderia ser outra! Ler contribui para abrir um leque de palavras novas no seu vocabulário e ainda ensina diversas formas de se construir um bom texto.
Por essa razão, não abra mão dessa técnica e invista na leitura, seja ela de livros literários ou técnicos, revistas de entretenimento, jornais etc.
Ler também te deixa informado, outro ponto imprescindível para fazer uma boa redação.

2. Pratique a escrita

Quando se deseja ser bom em determinadas atividades é necessário se dedicar a elas. A repetição constrói uma intimidade entre a prática e você, por isso treine a sua escrita frequentemente.
Uma dica é começar a fazer textos sobre assuntos que você gosta de escrever ou que tenha empatia com os temas. Na realidade a ideia dessa técnica é fazer você achar prazeroso escrever, assim o conteúdo fica mais segue com mais fluidez.

3. Usar a internet ao seu favor

Vc sabe q essa forma de escrever tá fora dos padrões das redações?
A forma como se comunica nas redes sociais só deve ser usada especificamente nelas. Em um documento sério como as redações de vestibulares se você escrever o ‘tá’ no lugar do ‘está’, a qualidade do texto vai cair muito.
Nos textos avaliativos a linguagem formal é exigida e caso gírias ou abreviações apareçam a nota vai baixando. Sendo assim, use a internet ao seu favor!
Uma maneira de não errar é escrevendo corretamente via rede, assim o costume de digitar bem vai parar nos cadernos dos vestibulares.

4. Escolha as melhores palavras e não as mais difíceis

Muita gente acha que escrever bem é escrever palavras difíceis. Pelo contrário, um bom texto não precisa de enfeites, mas sim de conteúdo informativo. Dados, exemplos, citações, se em quantidades certas e sem exageros fazem sua redação ser vista com bons olhos e com interesse.
Outra fato deve ser levado em consideração, a escrita das palavras, caso você não saiba como escrevê-la pense em um sinônimo, mesmo que este seja mais simples. Lembre-se é melhor ter um texto simples a um errado!

5. Objetividade na escrita

É terrível ler um texto onde o autor enrola até chegar no assunto principal, as vezes é preciso ler mais de uma vez para compreender o que realmente ele quis dizer.
Para cumprir com essa dica é interessante saber a quantidade certa de citações e exemplos, eles podem enriquecer o seu texto, mas se usados demasiadamente dão a impressão de que o autor não tem propriedade no assunto e quer suprir essa falta com esses métodos.

6. Cuidado com as repetições

Tem algo mais chato do que ler uma mesma palavra diversas vezes em um só parágrafo ou texto? Apesar de tedioso, ainda há quem cometa esse erro! Para fugir das repetições, procure pelo sinônimo dessas palavras.

7. Use a criatividade

Textos criativos são sempre bem-vindos, pois conseguem prender a atenção do leitor do início ao fim do texto, causando uma ótima impressão sobre o autor.
Apenas cuidado para não extrapolar e perder o real sentido das redações, o foco deverá ser sempre a informação, passada de forma concisa e clara.

8. Atenção com os pontos e as vírgulas

Há quem crie um texto e, mesmo focado nas ideias, esquecem das pontuações. Não adianta produzir uma redação informativa, com dados, exemplos e citações na medida e não usar corretamente o ponto e a vírgula.
Sem essas estruturas os leitores podem achar cansativo o seu trabalho e pior, as frases podem perder o real sentindo.

9.  Cuidado com palavras estrangeiras

Existem termos no inglês, por exemplo, que já possui um traduzido em português. Sendo assim, não há necessidade de usar as palavras em inglês, opte sempre pelas palavras da língua portuguesa.

10. Leia o texto várias vezes

Muitas vezes só é possível encontrar os erros lendo o texto várias vezes. Essa técnica é importante pois dá a oportunidade do escritor corrigir algumas falhas.
Por isso, antes de entregar o material finalizado leia o conteúdo com calma e com muita atenção e corrija sempre que se fizer necessário.
Espero que você tenha gostado das Dicas, este post foi retirado do r7.com, a fonte eu deixo a seguir, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais, assim mais gente pode ver e se beneficiar, afinal, nós queremos ajudar cada vez mais  pessoas.
Agora como prometido deixo a lista completa com outras dicas incríveis:

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.