CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

A ESTIMULAÇÃO NO BERÇÁRIO É FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM



A ESTIMULAÇÃO NO BERÇÁRIO É FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM
O aprendizado começa desde pequeno

O berçário é a etapa importante para todas as crianças, e nessa época que a nossa curiosidade funciona a mil por hora, lembrando que o cérebro é o órgão mais importante para aprendizagem e também o mais bem evoluído do ser humano. Seu peso quando adulto é de 1,3 até 1,6 Kg, e nele que acontece todas as sinapses e por ele que passa todas as etapas da aprendizagem.

Durante os primeiros quatro meses de vida, o bebê deve sim receber estímulos, como se a consciência cognitiva tivesse aprendendo com o inconsciente, nesses meses em que os processos cerebrais estão se formando, o bebê precisa do maior número possível de estímulos, também deve passar por diversas experiências, contribuindo para novas aprendizagens. 


Na primeira infância (zero a três anos) ainda os neurônios não estão ligados em rede, porém possuem esta habilidade. Conforme os estímulos que a criança recebe, começa acontecer á formação da primeira rede neural.

Você poderá gostar de: IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Esses estímulos devem acontecer no desenvolvimento motor conhecido como craniocaudal (ocorre de cima para baixo) exemplo: firmamento da cabeça, firmamento da cintura e o engatinhar, porém sempre ficar atentos e tomar os devidos cuidados para não machucar o bebê.


Desenvolvimento da linguagem acontece primeiramente com o choro da criança, depois desse momento encontramos algumas fases como os primeiros sons que geralmente é uma vogal conhecida como AAAA, nos meses seguintes o bebê já consegue falar (imitar) algumas sílabas e assim inicia a sua rede neural para a aprendizagem da fala. Estímulos fundamentais para essa etapa: músicas, conversas e a própria contação de história, lembrando que a curiosidade ingênua é fundamental para a aprendizagem. 


A curiosidade é vital ao ser humano, pois somos curiosos por natureza. O bebê deseja explicar ambiente, um comportamento inato, pois tem necessidades cognitivas.


Não existe nada pior para criança do que o tédio, a ausência de estímulo gera inquietude, isso quer dizer que a criança necessita de novas experiências. 
A ESTIMULAÇÃO NO BERÇÁRIO É FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM
Criança aprende brincando
Esse tédio tortura as crianças, e não apenas as maiores que são capazes de falar, mas também os bebês. A curiosidade ingênua é vital assim como a liberdade de pesquisar, descobrir novas sensações e sentimentos para aprendizagem. 


O bebê descobre os movimentos e a mobilidade dos dedos, da mão, dos braços e das pernas, ele sente o toque, o frio e o calor. Essas novas experiências despertam interesse, ele estará feliz e a sua curiosidade aumentará cada vez mais.


As crianças muito aprendem depressa e acostuma-se às brincadeiras já conhecidas, rapidamente perdendo o interesse inicial. Não devemos somente dar à criança um brinquedo que logo conheça a cor e forma, devemos mostrar-lhe novas possibilidade de entretenimento com ele, despertando a criatividade. Além disso, a curiosidade dever ser estimulada sempre, pois ela gera aprendizagem, diferente que muitas pessoas pensam quando somos bebê aprendemos com muita facilidade, pois estamos iniciando as nossas redes neurais, inclusive o gosto da leitura deve ser estimulada ainda quando bebê.

por: Saliza Costa Pedroso

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.