CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Textos sobre Festa Junina para Imprimir



Texto sobre a importância dos cuidados que se deve tomar com os fogos

Textos sobre Festa Junina para Imprimir
Texto sobre os cuidados com os fogos

Atenção: acompanhe a leitura da sua professora. Ela vai ler algo muito importante.
Os fogos de artifício são fascinantes. Ainda mais aqueles que têm cores e soltam estrelinhas. Existem, porém, muitos perigos escondidos atrás do brilho das festas juninas e o fogo é uma ameaça para a segurança de todos, adultos ou crianças. Assim, todos os cuidados devem ser tomados.
Até a estrelinha, aparentemente inofensiva, é perigosa. Um movimento brusco pode provocar a queda de brasas nos braços e pernas e machucar. O cuidado com os olhos é o mais importante.
O divertido busca-pé (que as meninas odeiam) também é responsável por muitos acidentes graves. Como ele sai sem rumo, não se pode imaginar onde vai parar. E o mais grave: ele só apaga quando sua carga de pólvora acaba. É um risco sério para os olhos de quem solta e de pessoas que estão perto.
O barulho que as bombinhas fazem é igual ao perigo que elas representam. Se estourarem nas mãos, podem provocar ferimentos e graves queimaduras.
Já os rojões são tão perigosos que foram até proibidos.
As fogueiras são divertidas e aquecem, mas também representam perigos que devem ser evitados. Além disso, é bom relembrar do ditado:
“Criança que brinca com fogo, faz xixi na cama”.

Texto – Festinhas

Textos sobre Festa Junina para Imprimir
Texto sobre Festa Junina – Festinhas


Pronto! Lá vêm de novo as Festas Juninas!
Vão me vestir de mendigo, com uma roupa remendada, amassar o meu dedão numa bota apertada e sujar a minha cara com bigode de carvão. Que baita humilhação! E, depois, vem o pior: vou ter que dançar a quadrilha abraçado com a Maria, e rever minha vergonha em vídeo e fotografia! Que destino apavorante é enfrentar cara a cara uma menina sardenta, com trancinha de barbante!
Socorro, São Pedro! Me acuda, Santo Antônio! Me salva, São João!
Carlos Queiroz Telles. Festinhas. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, ano 15, n. 125, jun. 2002


Texto – Noite de São João



 Texto – Noite de São João

Na noite de São João as estrelas pensam que são balões, e a lua em chamas se derrama na fogueira. Uma a uma, as bandeirinhas vão fugindo dos quadros do Volpi e enfeitando a cidade de todas as cores e assombros. Tem forró e casamento na roça.
Tem documento assinado pelo rei,moça bonita de vestido de chita, canjica, pé de moleque e quentão.
Na noite de São João ninguém fica triste, ninguém fica sozinho, e a festa só acaba quando o sol volta do Japão.
Roseana Klingerman Murray. Pera, uva ou maçã? São Paulo: Scipione, 2005. p. 14-15.

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.