CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Interpretação de Texto: A MOÇA DAS PÉROLAS - para 4º ou 5º Ano




 A MOÇA DAS PÉROLAS

Interpretação de Texto: A MOÇA DAS PÉROLAS - para 4º ou 5º Ano para ensino fundamental


Uma mulher tinha dois filhos: um rapaz, que era marinheiro, e uma moça que morava com ela. Quando estava à beira da morte, chamou a filha e disse: “Tudo o que tenho para lhe dar é esta toalha e este pente. Use-os sempre e pense em mim”.

 Depois que a mãe morreu a moça passou a se enxugar diariamente com a toalha e a se pentear com o pente. E todas as vezes que os usava, pérolas em profusão lhe brotavam da pele e dos cabelos.

Quando voltou de viagem, o marinheiro juntou as pérolas para vendê-las no próximo porto. Alguns dias mais tarde partiu para uma terra distante, onde vendeu as pérolas ao rei e lhe contou como as obtivera. “Quero conhecer sua irmã”, o rei falou. “Se o que me disse é verdade, caso-me com ela; se é mentira, mando matá-lo.”

O marinheiro ainda navegou por algum tempo antes de transmitir à irmã as palavras do rei. Feliz com a novidade, ela foi correndo contá-la a sua vizinha, que era uma bruxa. “Vou ser rainha!”, exclamou, concluindo seu relato.

“Minha filha e eu vamos sentir muito sua falta”, disse a vizinha. “Leve-nos para seu palácio, por favor...”.

A moça atendeu seu pedido, e as três embarcaram rumo ao reino longínquo. Durante a viagem a bruxa lhe deu um veneno poderoso, que fez seu coração parar de bater. Chorando amargamente, o marinheiro sepultou a pobre irmã no vasto mar. “Se eu aparecer por lá sem ela, o rei me matará”, declarou entre soluços. “Vamos voltar para nossas casas.”

“Nada disso!, replicou a vizinha cobiçosa, pensando nas riquezas que a aguardavam. “Vamos apresentar minha filha como sua irmã. ”O marujo relutou muito, mas acabou concordando.

A viagem prosseguiu, e, assim que desembarcaram, os três rumaram para o palácio. “Trouxe minha irmã para ser sua esposa”, o marinheiro anunciou ao rei.
“Muito bem! Mas, antes de marcar o casamento, quero ver as pérolas brotarem de seus cabelos”, o soberano falou.
A filha da vizinha começou a se pentear e, em vez de pérolas, despejou no tapete uma chuva de caspas. O rei, furioso, mandou seus guardas trancarem o marujo na prisão para executá-lo mais tarde.

Enquanto isso o cozinheiro do palácio tinha ido pescar e se deparou com uma baleia morta. Ao aproximar-se, ouviu uma vozinha dizendo: “Socorro!”. Imediatamente ele abriu a barriga da baleia, da qual saiu uma linda jovem, que lhe contou uma estranha história. Sem saber o que pensar, o cozinheiro a levou para o palácio e escondeu-a num quartinho.

Um dia a coitada espiava pela janela, quando viu Pingo, o cachorrinho do marinheiro. “Como está meu irmão”?, perguntou-lhe. “Está preso, aguardando a data da execução”, foi a resposta.

A moça pediu ajuda ao cozinheiro, que foi contar tudo ao rei. No dia seguinte os dois homens se esconderam e esperaram. Minutos depois ouviram a jovem perguntar a Pingo: Ë meu irmão?”. O cachorro responde: “Vai morrer hoje”.

Nesse momento o rei entrou e pediu à moça que se penteasse com o pente mágico. Ao ver as pérolas choverem de seus cabelos, esposou-a, libertou o marinheiro e mandou matar a bruxa e sua filha.

Fonte: Volta ao mundo em 52 histórias. Narração de Neil Philip.
Ilustrações de Nilesh Mistry. Tradução de Hildegard Feist. Companhia das Letrinhas.


QUESTÕES


1.    Qual foi a recomendação que a mãe deu à sua filha na hora da sua morte?

2. Releia os seguintes trechos do texto e responda:

A viagem prosseguiu, e, assim que desembarcaram, os três rumaram para o palácio. “Trouxe minha irmã para ser sua esposa”, o marinheiro anunciou ao rei.

“Muito bem! Mas, antes de marcar o casamento, quero ver as pérolas brotarem de seus cabelos”, o soberano falou.

A) A palavra grifada refere-se:
a. (    ) ao marinheiro.
b. (    ) ao cozinheiro.
c. (    ) à bruxa.
d. (    ) ao rei.

Enquanto isso o cozinheiro do palácio tinha ido pescar e se deparou com uma baleia morta. Ao aproximar-se, ouviu uma vozinha dizendo: “Socorro!”. Imediatamente ele abriu a barriga da baleia, da qual saiu uma linda jovem, que lhe contou uma estranha história.

Sem saber o que pensar, o cozinheiro a levou para o palácio e escondeu-a num quartinho.

Um dia a coitada espiava pela janela, quando viu Pingo, o cachorrinho do marinheiro. “Como está meu irmão”?, perguntou-lhe. “Está preso, aguardando a data da execução”, foi a resposta.

B) A palavra grifada refere-se:

a. (    ) à bruxa.
b. (    ) ao marinheiro.
c. (    ) à jovem irmã do marinheiro.
d. (    ) ao cachorro.

2.    Por que a vizinha da moça queria ser levada juntamente com sua filha, ao palácio?

a. (    ) Porque eram muito amigas e iria sentir saudades.
b (    ) Porque ela queria ajudar a moça a se casar com o rei.
c. (    ) Porque ela planejava matá-la para que sua filha se casasse com o rei.
d. (    ) Porque ela queria que sua filha se cassasse com o marinheiro.

4. Como o cozinheiro ajudou a moça a salvar seu irmão da morte?

5. Releia o trecho do texto:

A moça pediu ajuda ao cozinheiro, que foi contar tudo ao rei. No dia seguinte os dois homens se esconderam e esperaram. Minutos depois ouviram a jovem perguntar a Pingo: “E meu irmão?”. O cachorro responde: “Vai morrer hoje”.

a. Quem eram os dois homens?
b.  Por que o rei e o cozinheiro ficaram escondidos?

6. No final da história, o rei esposou a moça porque:

a. (    ) Ela penteou os cabelos.
b. (    ) Viu que a moça era a verdadeira irmã do marinheiro.
c. (    ) Ela tinha longos cabelos.
d. (   ) Gostou de ver o que aconteceu.

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.