CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Qual engenharia tem mais a ver com você?



Qual engenharia tem mais a ver com você?


Se você gosta de resolver problemas, a área de engenharia pode ser uma boa opção de carreira. Os engenheiros são os profissionais que transpõem os conhecimentos científicos dos laboratórios e pranchetas para o mundo real, transformando projetos e números em produtos e processos mais inteligentes.


Veja que quase tudo ao nosso redor tem a participação de um engenheiro: desde os alimentos que consumimos (engenheiro agrícola, de alimentos), o carro da família (engenheiro industrial, mecânico, de controle e automação, entre outros) e até a casa onde moramos (engenheiro civil, de materiais).
Mas qual das engenharias é a mais indicada para você?
São mais de 30 possibilidades – algumas que você, provavelmente, nem conhecia. Confira as principais atribuições de cada profissional e descubra qual delas combina mais com o seu perfil.
E não deixe de fazer o teste Que tipo de engenheiro você é.
EngenhariaO que faz o profissional
AcústicaDesenvolve técnicas e equipamentos para manter num nível razoável o ruído de um ambiente. Cria softwares e produz equipamentos eletrônicos, como medidores de nível sonoro e audiômetros. Atua no controle e na fiscalização da emissão de ruídos e vibrações e emite laudos técnicos.
AeronáuticaElaboração de projetos para a construção de aeronaves.
AgrícolaProjeta e administra técnicas e equipamentos usados na produção agropecuária. Estuda e implementa métodos de armazenagem, constrói silos, armazéns, estufas e sistemas de irrigação e drenagem.
AmbientalProjeta, constrói e gerencia a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos.
BiomédicaCuida da concepção de equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos, tanto para diagnóstico quanto para tratamento.
Cartográfica e de AgrimensuraTrabalha com a captação e a análise de dados geográficos e topográficos para a elaboração de mapas. Mede terrenos e pesquisa as características do solo e do relevo da área.
CivilProjeta, gerencia e executa obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens.
da ComputaçãoProjeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que fazem a integração entre hardware e softwares.
da Mobilidade (ou Transporte)Cuida da construção, do monitoramento e da manutenção da infraestrutura rodoviária, ferroviária, portuária e aeroportuária. Ocupa-se também da sinalização viária, da gestão e do planejamento do transporte urbano, visando à melhoria da fluidez do tráfego.
de AlimentosAtua na fabricação, na conservação, no armazenamento e no transporte de alimentos industrializados.
de Bioprocessos e BiotecnologiaConhece a química e a física relacionadas aos processos industriais que envolvem substâncias produzidas por seres vivos e aplica esses conhecimentos no processo de fabricação de bebidas, alimentos e biocombustíveis.
de BiossistemasAplicação de tecnologias nos processos de produção agropecuária, visando a produtividade do agronegócio.  Esse engenheiro lida com produção animal e vegetal, automação, agricultura e zootecnia de precisão.
de Controle e AutomaçãoProjeta, gerencia e opera equipamentos utilizados nos processos produtivos das indústrias em geral. É o responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais.
de EnergiaPlaneja, analisa e desenvolve sistemas de geração, transporte ou transmissão, distribuição e utilização de energia. Lida com todas as formas de energia que compõem a matriz energética brasileira – seja ela renovável, como hídrica, solar, eólica ou de biomassa, seja não renovável, obtida de petróleo, carvão, gás natural ou material radioativo, como o urânio.
de InovaçãoDomina os conhecimentos básicos da engenharia, em todos seus aspectos, o que lhe permite atuar nos diversos ramos e mercados de trabalho das engenharias – de elétrica a mecânica, de bioquímica a agrícola.
de MateriaisPesquisa novos materiais e novos usos industriais para os materiais já existentes. Pesquisa resinas, plásticos, cerâmicas e ligas metálicas. Aperfeiçoa suas propriedades e estabelece combinações que resultam em  produtos inéditos.
de MinasTrabalha na prospecção (busca de jazidas), lavra (extração de minérios), separação e concentração do material extraído. Estuda a viabilidade técnica e econômica da exploração, elabora e executa o projeto de extração, escolhendo equipamentos e dimensionando os recursos humanos e materiais necessários.
de PescaAtua com a cultura, a criação, a captura e a industrialização de organismos aquáticos. Aplica novos métodos e tecnologias na localização, captura, beneficiamento e conservação de peixes, crustáceos e moluscos. Na aquicultura, cuida da criação e da reprodução de organismos marinhos em fazendas aquáticas.
de PetróleoCombina as técnicas da engenharia com conhecimentos em geologia e mineração para descobrir e explorar poços e jazidas de petróleo e gás natural.
de ProduçãoGerencia os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, com o objetivo de aumentar sua produtividade e rentabilidade. Sua formação associa conhecimento de engenharia a técnicas de administração e fundamentos de economia.
de Segurança no TrabalhoCria equipamentos e máquinas para zelar pela saúde e pela integridade física do trabalhador, reduzindo ou eliminando o risco de acidentes no ambiente de trabalho. Também elabora, administra e fiscaliza planos de prevenção de acidentes ambientais.
de SistemasDesenvolve sistemas tecnológicos complexos – sistemas que fazem parte de outros sistemas e que envolvem grande quantidade de variáveis. Trabalha em empresas do setor tecnológico de alta complexidade – fabricantes de aviões, automóveis, navios e equipamentos de grande porte, como plataformas marítimas de petróleo e infraestrutura de telecomunicações.
de SoftwareDesenvolve softwares e programas computacionais. Cria aplicativos, jogos, plataformas digitais para atividades educacionais e sistemas específicos, como para dados médicos e bancários.
de TelecomunicaçõesDesenvolve e implanta redes de telecomunicações, como telefonia, internet, rádio e televisão. Cuida de cabeamentos aéreos e subterrâneos, satélites artificiais, centrais de transmissão, captação, codificação e retransmissão de sinais.
ElétricaLida com a geração, a transmissão e a distribuição da energia elétrica. Trabalha em projetos de instalações elétricas e participa do projeto e da construção de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares.
EletrônicaProjeta e desenvolve componentes, equipamentos e sistemas eletroeletrônicos, empregados em automação industrial, sistemas de geração, transmissão e distribuição de eletricidade e eletrônica de consumo (aparelhos de rádio, TV e vídeo).
FísicaAplica os conhecimentos da Física na pesquisa e no desenvolvimento de materiais e tecnologias. Cria e desenvolve dispositivos que utilizam raios laser em equipamentos médicos e biomédicos, por exemplo. Atua também nas indústrias química e petroquímica
FlorestalEstuda e promove a exploração sustentável de recursos florestais. Seleciona sementes e mudas, identifica e classifica espécies vegetais e procura melhorar suas características. Elabora e acompanha projetos de preservação ambiental.
HídricaCuida da exploração, do uso e da gestão dos recursos hídricos. Planeja e orienta a utilização das águas de bacias hidrográficas. Cuida da captação, do transporte, do emprego e do tratamento da água para atender a população e reduzir ou evitar eventuais danos ambientais.
Industrial MadeireiraGerencia o processo industrial de transformação da madeira, do seu corte e armazenamento à fabricação de produtos. Verifica se a madeira está dentro do padrão de qualidade exigido pela indústria.
MecânicaDesenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica.
MetalúrgicaTrabalha na transformação de minérios em metais e ligas metálicas e na sua aplicação na indústria. Desenvolve e adapta esses metais para os mais diversos usos industriais, desde a confecção de chapas e vigas para a construção civil até a produção de latas de refrigerante, implantes ortopédicos e trens de pouso de aviões.
NavalProjeta a estrutura, os motores e todos os demais componentes de qualquer tipo de embarcações – de pequenos barcos e lanchas a grandes navios cargueiros e de plataformas marítimas de petróleo.
NuclearTrabalha em usinas que produzem eletricidade tendo como fonte elementos radioativos, como urânio. Projeta, constrói e opera reatores nucleares e desenvolve e dá manutenção a equipamentos de radiologia.
QuímicaCuida dos processos industriais que empregam transformações físico-químicas. Cria técnicas de extração ou obtenção de matérias-primas e atua na sua utilização e transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose.
TêxtilTrabalha em toda a cadeia produtiva da indústria têxtil, da fabricação e do tratamento de fibras, fios e tecidos à  confecção de vestuário. Projeta as instalações da indústria e os equipamentos da linha de produção em tecelagens e empresas de confecção.

Saiba mais sobre :

Faculdades



COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.