Primeiro simulado on-line do ENEM acontece neste sábado em todo país

Neste sábado (30) das 08h às 12h acontece o primeiro simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2016 por meio da plataforma on-line “Hora do ENEM” criada pelo Ministério da Educação (MEC).

O simulado vai atender 2,2 milhões de estudantes do último ano do Ensino Médio do Brasil inteiro. A prova conterá 80 questões com a mesma metodologia aplicada no ENEM, abordando principalmente os assuntos estudados até o momento nas Escolas.
Serão disponibilizados 120 pontos de internet entre Universidades e Institutos Federais de todo país para realização do simulado. O teste é gratuito e também pode ser realizado por alunos de Instituições Privadas e Comunitárias, além das Públicas. 
Os próximos simulados estão previstos para 25 de junho13 de agosto e o último nos dias 08 e 09 de outubro.

A “Hora do ENEM” possui programa de televisão e conteúdos de estudos direcionados à preparação de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O canal pode ser acessado pelo endereço: www.tvescola.mec.gov.br.
As ações são desenvolvidas com recursos do Sistema S. (Senai, Senac, Sesi, Sesc, Senar, Secoop, Senar), e os conteúdos não possuem relação direta com o banco de dados ou com informações ligadas às próximas provas do ENEM, produzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
A programação iniciará no mês de maio e contará com o apoio de professores de quatro escolas (Descomplica, QG do ENEM, FGV Ensino Médio e Pitágoras). Será transmitida pela TV Escola e 40 emissoras parceiras. O cronograma prevê matemática às segundas-feiras, ciências humanas às terças-feiras, linguagens às quartas-feiras, ciências da natureza às quintas-feiras e redação às sextas-feiras.
A plataforma online de estudos abrange simulados, planos de estudos e videoaulas. O conjunto de videos foi registrado como MECFlix e estará disponível a partir do dia 30 de abril.