QUADRO DO TEMPO EM EVA

Como o dia está hoje? Produza um Quadro do Tempo em EVA para ajudar seus alunos a acompanharem os fenômenos da natureza!
Objetivos:
★ Compreender os fenômenos da natureza;
★ Trabalhar a coordenação motora;
★ Estimular a observação e a associação.
Faixa etária: a partir de 2 anos.

Dia 23 de março é comemorado o Dia Mundial da Meteorologia, por ser a data de fundação da Organização Mundial de Meteorologia (WMO) da ONU, em 1950. Essa organização, que está localizada em Genebra, na Suíça, trabalha como facilitadora mundial, estabelecendo, por exemplo, as bases das contribuições da meteorologia para a conservação dos recursos hídricos do planeta, identificação das causas e combate à desertificação, nas causas das mudanças climáticas, no manejo das reservas hídricas das megacidades e regiões agrícolas, alguns dos principais problemas que estão afetando a vida do planeta.
Que tal aproveitar essa data e produzir com os seus alunos um Quadro do Tempo, que pode ser trabalhado todos os dias no início das aulas. As crianças podem observar o tempo e colocarem o que corresponde no quadro trabalhado. Esse quadro foi desenvolvido pela arte educadora, Rosa Maria Rodrigues.
Sugestões para o(a) professor(a):
– Além de trabalhar com o quadro, o professor também pode pedir para que as crianças pintem o que observam sobre o tempo daquele dia, semana ou mês.
– Cada vez mais preocupadas sobre os rumos climatológicos do nosso planeta, é possível trabalhar com crianças mais velhas a importância de cada fenômeno da natureza e o quanto as mudanças climatológicas interferem no dia a dia das pessoas e do planeta, como a falta d’água na cidade de São Paulo, por exemplo.

COMO FAZER O QUADRO DO TEMPO EM EVA

Materiais a serem utilizados:
– EVA atoalhado azul e marrom
– EVA liso amarelo, azul e vermelho
– Apliques de EVA (gramas, flores, nuvens, sol, menina, menino, etc)
– Letras de EVA
– Tesoura
– Cola Quente ou cola de artesanato
– Lacres de latinha
Como fazer:
1. no EVA atoalhado azul cole os lacres de latinha
2. No EVA liso azul, corte uma faixa de 10 cm por 30 cm e cole nuvens e sol
3. Corte outra faixa de 3cm por 30 cm e corte também uma flecha para encaixar na faixa
4. Corte uma casinha no EVA amarelo e marrom.
5. Com as letras de EVA, escreva HOJE O TEMPO ESTÁ… e fixe as outras peças do cartaz.
6. No caso da faixa com a flecha, cole só as extremidades para que ela possa se mover