COMO MONTAR UMA BIBLIOTECA EM SALA DE AULA

APRENDA PASSOS PARA SABER COMO MONTAR UMA BIBLIOTECA EM SALA DE AULA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

◆ Selecionar, com a ajuda da pessoa responsável pela sala de leitura, diferentes livros adequados à faixa etária dos alunos e levar alguns (aproximadamente um por aluno) para ficar por um tempo em sala de aula.
◆ Compartilhar com os alunos a ideia de montar uma pequena biblioteca em sala para ser utilizada nos momentos livres ou entre uma atividade e outra.
◆ Perguntar, dentre aqueles que eles conhecem, quais livros gostariam de escolher para ficar por um tempo na biblioteca de sala.
◆ Apresentar os livros que selecionou, contando que solicitou ajuda a uma pessoa que os conhece bastante, e pedir que os alunos folheiem e comentem o que acharam dessa primeira seleção,  trocando opiniões.
◆ Questionar se interessam-se por continuar lendo esses livros ou se gostariam de trocar por outros na biblioteca/sala de leitura da escola, combinando que ficarão um tempo com esses exemplares em sala para ler nos momentos livres ou entre uma atividade e outra.
◆ Pedir que escolham os livros que querem ler nessas ocasiões.
◆ Para aqueles que desejarem, orientar que se dirijam à biblioteca e façam a troca (combinar previamente quando e quanto tempo terão para essa escolha, tanto com os alunos como com a pessoa responsável pela sala de leitura).
◆ Combinar o espaço coletivo da sala em que os livros permanecerão (uma prateleira à qual tenham fácil acesso, ou uma caixa selecionada e preparada para guardá-los com cuidado) e como farão para marcar as páginas já lidas.
◆ Combinar com os alunos que em uma semana, aproximadamente, voltarão a conversar sobre o que leram em uma roda de indicações literárias. Nessa ocasião, comentarão o que já foi lido, impressões e pretensões quanto à continuidade das leituras.
◆ Assegurar alguns momentos da rotina em que os alunos possam realizar leituras individualmente e respeitar o tempo de cada um.
◆ Ao final do período destinado à proposta (bimestre/semestre/ano), sugerir que realizem uma autoavaliação sobre a forma como montaram a biblioteca de sala. Avaliar conjuntamente os aspectos positivos e aqueles que ainda podem melhorar
Fonte: 5 Atitudes pela Educação