CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

A SABEDORIA DE SER CORUJA



Para início do ano letivo, segue um texto fantástico sobre a corujice que pais e professores devem ter sobre os alunos e sobre nossos pequenos familiares. A “corujice” pode ser muito boa! Após o texto A sabedoria de ser coruja, coloquei duas imagens de tamanho A4 para quem quiser imprimir para colar em cadernos pedagógicos ou distribuir em folhas para os professores. Clique na imagem para vê-la em tamanho maior e clique com o botão direito em salvar como. Se quiser imprimir direto, clique na imagem e depois em control+p para abrir a caixa da impressora para imprimir a mensagem.

A SABEDORIA DE SER CORUJA



A coruja tem muitos simbolismos. A ave de aparência feia atrai pensamentos sobre a noite, sobre a vida e sobre a filosofia.
Para muitos povos, a coruja significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Seus hábitos noturnos fazem a pequena ave ser muito respeitada. A sua habilidade de ver através da escuridão, faz com que ela enxergue além do que os outros enxergam, definindo assim a sua capacidade de decifrar os sinais de perigo e de garantir uma boa caça, bem antes do que os outros animais.
Na mitologia grega, Athena, a deusa da sabedoria, tinha a coruja como símbolo. Pela sua característica de animal notívago, era vista pelos gregos como símbolo da busca pelo conhecimento. Os gregos acreditavam que a noite é um tempo destinado a reflexão.
Não por acaso, a coruja também é o símbolo da pedagogia. A sua visão de quase trezentos e sessenta graus combina perfeitamente com o olhar que o professor tem que ter do seu aluno. Um olhar completo que não deixe escapar nenhuma particularidade daquela criança, que é única, entre todas que compartilham o ambiente da escola.
Chamamos de “pais corujas” aqueles que ressaltam as qualidades dos seus filhos. E corujas somos todos nós em algum tempo da vida, onde nos encantamos com as vitórias dos nossos pequenos, sejam eles, filhos, sobrinhos, afilhados ou alunos.
Poderia narrar muitos tipos de corujices. Certamente eu e você, conhecemos muitas “famílias corujas”, mas o mais importante mesmo são aqueles pais que guardam a sabedoria da coruja no coração. É mais que um olhar protetor, é um olhar que vislumbra o que o filho deseja e precisa para crescer. É o olhar que não se fecha para as diversidades da vida. Pais corujas de verdade, reconhecem o erro e conhecem o perdão. Pais corujas estão sempre de prontidão. Um olhar que não se fecha para nada! Erros não são encobertos e os acertos são celebrados com muita alegria.
Desejo que tenhamos sempre a sabedoria de ser “coruja” na hora certa. Que tenhamos um olhar crítico, afetivo e confiante, para que no momento de cada filho e aluno, ele possa, sem medo, alçar grandes e infindáveis voos. Mesmo que de longe, a “coruja” esteja, de olhos bem arregalados.


COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.