Segundo dia da segunda fase da Fuvest 2016 apresentou dificuldade incomum

Professores comentam a prova de conhecimentos gerais da segunda etapa

Nesta segunda-feira (11), a Fundação Universitária do Vestibular (Fuvest) aplicou as provas do segundo dia da segunda fase do seu vestibular 2016. Para os professores ouvidos pelo GUIA, a prova deste segundo dia, que cobrou 16 questões das disciplinas comuns do ensino médio, apresentou dificuldade acima do comum.
As questões foram de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Segundo Paulo Moraes, diretor de ensino do Anglo Vestibulares, a prova foi muito difícil considerando o caráter de conhecimentos gerais. “As questões estavam bem feitas, mas muito trabalhosas”, explica.
Além disso, as provas de física, química e matemática apresentaram muitos cálculos. “Surpreendeu o aluno que estava esperando uma prova mais parecida com a do ano passado, que vinha trazendo mais questões conceituais”, diz Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante.
Os professores observaram também a falta de questões de Biologia e das interdisciplinares. “A prova estava bem contextualizada, mas pouco interdisciplinar. A única que se encaixa é uma que envolvia o poema Sentimento do mundo e conteúdos de biologia”, explica Célio. Já a prova de história pecou por não apresentar nenhuma questão de história do Brasil. “Uma das questões foi sobre as ilhas Malvinas, um assunto pouco comum. Nem todo aluno estaria familiarizado com isso”, diz Paulo Moraes.
Próximas datas
A segunda fase termina amanhã (12), com as provas específicas para cada curso. As provas de habilidades específicas (Arquitetura ‐ FAU, Arquitetura ‐ São Carlos, Artes Cênicas, Curso Superior do Audiovisual e Design) serão realizadas a partir de 13 de janeiro 2016.
A primeira chamada para matrícula será divulgada no dia 2 de fevereiro. A partir desta data, o candidato poderá, também, consultar o seu boletim de desempenho nas provas. A matrícula online será feita nos dias 2 e 3, e presencial nos dias 11 e 12. A segunda convocação ocorrerá no dia 4 de fevereiro, com matrícula nos dias 11 e 12. Desta chamada em diante, as matrículas serão apenas presenciais.