CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Saiba o que fazer nos dias da segunda fase da Unicamp 2016



Veja dicas de alimentação, planejamento e o que fazer na hora da prova.

A partir deste domingo (17), às 13h, ocorre a segunda fase do vestibular 2016 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Serão três dias de provas, cada um com duração de 4h. As três provas são idênticas para todos os quase 16 mil candidatos: no primeiro dia, prova de redação, português e literatura; no segundo, prova de história, matemática e geografia; no terceiro, prova de química, física e biologia.
Com a proximidade da prova, outras coisas além do estudo viram prioridade, como descanso, alimentação e muito planejamento. Para isso, fique ligado nas dicas que o GUIA preparou para você saber o que fazer antes e durante a maratona de provas!


Na véspera
Mesmo que dê vontade de dar uma última estudadinha, procure evitar pegar nos livros no dia anterior. Faltando tão pouco tempo para a prova, isso só provocaria mais estresse para o dia seguinte. Por isso, o mais recomendável é que você descanse bastante: durma, assista ao seu seriado favorito, vá ao cinema, encontre os amigos.
Quanto à alimentação, você provavelmente já sabe que é muito pouco recomendável que se faça extravagâncias no almoço do dia do vestibular, mas essa dica também deve ser seguida nos dias anteriores a ele. Nem precisamos dizer para você passar longe da feijoada, não é?
Planejamento
Decida já se você vai de carro ou transporte público. Veja bem qual ônibus pegar e programe quanto tempo de antecedência é necessário para sair de casa, levando em conta que você deverá chegar uma hora antes do início da prova (ou seja, às 12h). Lembre-se também de separar a documentação necessária no dia anterior (veja na tabela abaixo).
O que você pode levar
Documento oficial com foto (RG ou equivalente) - obrigatório
Foto 3x4 (apenas no primeiro dia) - obrigatório
Caneta preta em material transparente, lápis preto, borracha, régua transparente e compasso
Relógio analógico
O que você não pode levar
Aparelhos celulares e eletrônicos quaisquer
Relógios digitais
Corretivo, lapiseira, caneta marca texto, bandana, lenço, boné, chapéu

Não esqueça de checar a previsão do tempo e verificar que tipo de roupa deverá vestir para que o clima não o incomode. Na hora de escolher as peças que vai usar, lembre-se de dar prioridade absoluta ao seu conforto. Agora, só resta uma coisa a fazer: dormir! Nada de ir para a balada ou ficar até tarde no computador. Nos dias anteriores, não abra mão das oito horas de sono. Lembre que serão três dias de prova: para aguentar uma maratona dessa, o mínimo que você deve estar é descansado.
Nos dias de prova
No dia do vestibular, evite acordar em cima da hora para não ter que sair correndo. Procure levantar mais cedo, tomar um café da manhã equilibrado e planejar bem o que vai comer no almoço (já dissemos, nada de comida pesada). Separe também o lanche e a bebida que vai levar para a prova: leve aquilo que mata a sua fome e que te deixa confortável, procurando evitar, novamente, comidas muito gordurosas.
Chegue cedo. Você pode achar que conhece bem o caminho até o local de prova, ou que é perto da sua casa e basta sair meia hora antes do fechamento dos portões. Mas não se engane: você nunca sabe que tipo de imprevisto pode acontecer. Se você chegar mais cedo, não vai acontecer nada, apenas terá que esperar um pouco mais. Mas, se você atrasar, pode encontrar os portões fechados e perder a prova. Não arrisque!
Na prova
Reserve dois momentos de cinco a dez minutos para comer, se esticar e ir ao banheiro. Pode ser que você fique desesperado com essa sugestão, afinal, são minutos a menos de prova! No entanto, as pausas são muito necessárias para que você retome o foco e a atenção que vão caindo ao longo do exame. Se você levanta um pouco e come alguma coisa, é como se estivesse entrando novamente para fazer a prova, impedindo o sono de vir.
Agora, respire fundo. Você se preparou bastante durante o ano e o sucesso é apenas a consequência disso. Estaremos torcendo! Boa sorte!
Próximas datas Unicamp
Provas de habilidades específicas25 a 28/1
Divulgação da primeira chamada12/2
Matrícula da primeira chamada13 e 14/2
Divulgação da segunda chamada16/2
Matrícula da segunda chamada18/2

Consultoria: Professor Alexandre Linares, do Cursinho Henfil; Professores Célio Tasinafo e Wander Azanha, do Oficina do Estudante.

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.