Professores comentam segundo dia da segunda fase da Unicamp 2016

Nesta segunda-feira (18), ocorreu o segundo dia da segunda fase do vestibular 2016 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os convocados responderam a 18 questões de história, geografia e matemática.


Geografia foi o destaque; veja a avaliação dos professores de cursinho sobre o exame


Segundo os professores ouvidos pelo GUIA, a prova estava de nível médio para difícil, com questões bastante típicas da Unicamp – talvez até demais. “Havia uma questão sobre Guernica que era quase igual a uma cobrada alguns anos atrás nessa mesma prova”, disse o professor Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante. “A prova estava exatamente no padrão da Unicamp. Os estudantes que revisaram os exames anteriores com certeza se deram bem.”
Isso significa que a prova priorizou os assuntos clássicos, no mesmo nível de dificuldade dos anteriores. “Os supervisores de cada área cobrada ressaltaram que as questões estavam no padrão de exigência esperado para uma segunda fase, com exceção de uma questão de geografia, sobre lítio, que foi detalhista demais para um tema pouco abordado”, explica Marcio Castelan, coordenador de vestibulares do Anglo Vestibulares.
Ainda na prova de geografia, os professores elogiaram a cobrança de atualidades. “Havia uma questão sobre Estado Islâmico e outra sobre a questão dos curdos, mesclando com as mais técnicas sobre geologia, típicas da Unicamp”, disse Marcio.
Outro elogio à prova foi sobre a relação feita nos temas de história e geografia. “Por exemplo, uma de geografia sobre racismo, que fazia um diálogo com a de história sobre política abolicionista. Não chegou a ser uma prova interdisciplinar, mas estava bem amarrada”, explica Célio Tasinafo. Destaque vai para a questão sobre racismo que, abordando políticas compensatórias, como cotas, evocava temas da sociologia.
Já a prova de matemática teve pouco de surpreendente. “Muitos cálculos sem contextualização: é a conta pela conta. Caiu média, probabilidade, área de superfície, todos muito tradicionais para a segunda fase da Unicamp, e mais trabalhosas do que difíceis”, pontua Célio.
Próximas datas
As provas de Habilidades Específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas em Campinas entre 25 e 28 de janeiro. A primeira chamada será divulgada em 12 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula não presencial (pela internet) nos dia 13 ou 14 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico.
Este ano, são oferecidas 3.320 vagas em 70 cursos de graduação da Unicamp.
LEIA MAIS > http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/professores-comentam-dia-segunda-fase-unicamp-2016-933287.shtml