CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

“Demais” ou “de mais”?



É muito fácil escorregar no emprego desses dois termos, razão pela qual essa pergunta vive pipocando na internet. Além de entender a diferença entre elas, o único modo de evitar o erro é praticar bastante.
A regra básica é substituir o termo por seu equivalente ou pelo seu oposto. Vamos começar pelo mais fácil, que é o adjetivo.
De mais: Separado, é uma locução adjetiva que acompanha substantivos, corresponde a “a mais” e seu oposto é de “de menos”.
Exemplo:
Problemas de mais, dinheiro de menos.
Demais: A palavra pode ser um advérbio (adjetivando um verbo), indicando excesso. Grifamos para você o verbo e o advérbio:
O garoto perdeu a hora da prova do Enem e gritou demais.
Em sua apresentação o orador utilizou palavras demais na apresentação.Adorava o ator, achava-o demais!
Também pode ser um pronome indefinido (funcionando ou não como sujeito da frase), antecedido de artigo – não se esqueça de colocar o artigo!


Exemplos:
Apenas cem candidatos compareceram, os demais perderam a chance.
A verba deu apenas para o material de sala de aula, as demais necessidades se mantiveram.
Apenas sócios! Os visitantes e demais devem utilizar a entrada ao lado.         
Obs.: Também é correta a grafia ademais.

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.