Leitura Dinâmica

 leitura dinâmica é uma forma de ler os textos de forma rápida e clara, com o mesmo entendimento, apesar da maior velocidade.
leitura dinamicaDepois de aprender a ler, as pessoas continuam fazendo vocalização das palavras, mesmo que silenciosamente. Este é o maior obstáculo à leitura dinâmica. Para aprender a ler dinamicamente, de um modo rápido, deve-se mudar o método de leitura, o que se pode conseguir com um treinamento especial.
Uma das técnicas utilizadas é a leitura de palavras inteiras, ou por blocos inteiros de palavras ao invés de sílabas. A distribuição do texto deve ser de forma que facilite a “varredura” dos olhos, sem que seja necessário deslocá-los muito de um lado para o outro.
O cérebro responde conforme os estímulos que recebe. Se durante anos, a pessoa vem lendo lentamente, os estímulos são enviados para o cérebro em baixa velocidade, e a resposta é de forma igualmente lenta.
O programa de leitura linear cerebral em funcionamento desde a alfabetização pode ser mudado através do treinamento. Existem cursos para aprender técnicas de leitura dinâmica, sendo que a duração miníma desses cursos é de 16 horas.
Na leitura dinâmica, as informações são enviadas mais rapidamente para o cérebro, elevando a velocidade de raciocínio.
Por exemplo, ao olharmos para uma caneta, não há a necessidade de se juntar sílabas para entendermos que se trata de uma caneta, pois a vemos de forma integral.
Com a leitura dinâmica acontece o mesmo. Porém, é importante ressaltar que a pessoa deve estar motivada e comprometida em utilizar o método em todas as suas leituras, pois uma mudança que procura mudar e otimizar o funcionamento cerebral é complexa.
Através do treinamento, muda-se o modo como o cérebro processa as informações, aumentando o entendimento e até o gosto pela leitura.
Após um bom treinamento, e da contínua utilização da técnica, a pessoa é capaz de alcançar uma velocidade de 1000 palavras por minuto. Essa velocidade é normalmente de 5 a 8 vezes a velocidade inicial, isso para o entendimento total do texto.
Se utilizarmos um cronômetro, na medida em que começamos a aplicar esta nova maneira de ler, podemos verificar durante o processo, uma maior velocidade de leitura, até atingirmos nosso limite.