CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Enem: mais quatro instituições portuguesas aderem ao exame



Universidades de Lisboa e Aveiro e institutos politécnicos de Coimbra e da Guarda passam a considerar estudantes brasileiros


Se o seu desejo é estudar fora do país, usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) segue como uma boa alternativa. Na manhã de hoje (2), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou o acordo firmado com quatro instituições portuguesas: as universidades de Lisboa e Aveiro, assim como os institutos politécnicos de Coimbra e da Guarda, que usarão a nota do exame para selecionar estudantes brasileiros. 

Para Gonçalo Paiva Dias, vice-reitor da Universidade de Aveiro, este é um passo importante para a integração lusobrasileira: "A Universidade de Aveiro é reconhecidamente um destino de eleição de estudantes e pesquisadores brasileiros, cujo acesso e acolhimento nesta universidade estamos empenhados em melhorar continuamente".

Os estudantes interessados em graduações nas áreas de educação, comunicação e desporto, de tecnologia e gestão, turismo e hotelaria e de saúde podem pleitear vagas no Instituto Politécnico da Guarda. Já na Universidade de Lisboa, a maior de Portugal, os cursos ofertados equiparam-se à maioria das instituições brasileiras de educação superior. 

Processo seletivo

O processo seletivo para os interessados nas instituições de ensino superior portuguesas terá início em janeiro de 2016, após a divugação do resultado do Enem 2015.
Desde 2014, insitituições de ensino de Portugal vêm firmando parcerias como esta com o Ministério da Educação (MEC). Ao todo, já são 11 as escolas que utilizam o Enem para selecionar estudantes brasileiros. No primeiro ano de programa, as universidades portuguesas de Coimbra e Algarve firmaram parceria com o Inep. Em 2015, foi a vez dos institutos politécnicos de Portalegre (IPP), do Porto (IPP), de Leiria (IPL) de Beja (IPBeja) e de Barcelos (IPCA) assinarem convênios.
Para mais informações, os estudantes podem consultar pela internet as páginas das instituições portuguesas.

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.