Confira as diferenças entre cursos relacionados ao meio ambiente

*Texto de Lisandra Matias
carreiras-ecologia-profissoes

Um dos principais assuntos da semana é a realização da Conferência da ONU sobre Mudança Climática, a COP 21. Chefes de Estado de mais de 190 países estão reunidos em Paris para buscar uma solução para frear o aquecimento global.
A preocupação com a preservação do meio ambiente e com o uso sustentável dos recursos naturais abre oportunidades para profissionais formados em vários cursos ligados ao tema, como Ecologia, Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental.
Você sabe o que faz cada um desses profissionais e as principais diferenças entre eles? Vamos conferir!
Graduados em Ecologia e em Gestão Ambiental estudam as relações entre o homem e a natureza. Eles analisam o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente e procuram soluções para evitar ou minimizar desequilíbrios, elaborando planos para a proteção dos recursos naturais. Atuam também em educação ambiental e na recuperação de áreas degradadas.
Enquanto o gestor ambiental tem foco maior em administração, ao desenvolver e executar projetos de preservação ambiental, o graduado em Ecologia volta-se mais para a biologia, investigando a estrutura e o funcionamento de ecossistemas e a interrelação dos seres vivos com o meio físico.
Já o engenheiro ambiental cria e aplica tecnologias para preservar a qualidade da água, do ar e do solo. Ele projeta, constrói e gerencia sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e de descarte ou reciclagem de resíduos sólidos.