A importância dos estágios

A maior parte dos cursos técnicos e superiores exigem estágios para formação. Mas, mesmo quando o estágio não é obrigatório, pode ser um bom negócio investir em um.
(Foto: © iStock.com / lisafx)

(Foto: © iStock.com / lisafx)
Por mais que o curso técnico ou a faculdade preparem e ensinem, apenas a experiência do mercado de trabalho pode mostrar a realidade cotidiana da profissão. E, nesse sentido, o estágio é importante tanto como aprendizado prático da área quando como preparação para o mercado de trabalho.

Quais os resultados reais do estágio?

O estágio ajuda no desenvolvimento da carreira de todo e qualquer profissional. Ele traz para o então estudante o conhecimento e as experiências práticas que desenvolvem a competência dele como futuro profissional. Uma das partes mais importantes do estágio é o fato de mostrar a realidade da profissão, deixando claros aspectos práticos que não são tratados na vida acadêmica. Além disso, durante o período em que se é estagiário, é possível compreender melhor as áreas de atuação da própria profissão e, assim, exercitar o autoconhecimento e seguir o caminho profissional que mais tem a ver com o próprio perfil.

Estágio e futuro

Um dos principais motivos que levam os estudantes a entrarem em um estágio é a possibilidade de ser a porta de entrada para um primeiro emprego. Algumas empresas oferecem até mesmo um plano de carreira para estagiários que obtêm bons resultados dentro da companhia. É importante aproveitar esse período de aprendizado no mercado de trabalho para coisas como:
  • Fazer contatos profissionais para o futuro;
  • Melhorar o comportamento social, o modo de falar e adequar o modo de se vestir à área de atuação;
  • Melhorar a escrita;
  • Capacitar-se profissionalmente;
  • Integrar-se ao mercado;
  • Conhecer as próprias deficiências e aprimorar-se;
  • Afiar o senso crítico e estimular a própria criatividade.
Mais do que cumprir horas exigidas pelo curso, o estágio é a primeira oportunidade real de emprego que um estudante tem. Aproveite o seu estágio para decidir se é isso mesmo que você quer para o seu futuro, se você está satisfeito e animado para trabalhar em sua área ou se é hora de partir para outra. Além disso, tente estagiar em empresas diferentes, que atuem em diferentes âmbitos da sua área, para adquirir conhecimento amplo e poder dedicar-se à área que mais lhe agradar com conhecimento de causa. O momento de testar, começar e parar novos projetos é este. Quando você está inserido para valer no mercado, a rotatividade não é vista com bons olhos.
Aproveite as oportunidades, estude, aprimore-se e boa sorte!