Administração: Conheça o curso em três minutos

    Cronômetro ligado. O curso de Administração forma profissionais que gerenciam recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa. Pode atuar praticamente em todos os departamentos de uma empresa, seja ela uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos.
15 segundos. A graduação dura, em média, quatro anos. Nos quatro primeiros semestres, a grade curricular é composta por matérias básicas, como matemática, estatística, direito e sociologia. Depois, surgem as específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos.
30 segundos. O mercado de trabalho têm várias opções. Nas corporações, as principais áreas de atuação dos formados são gestão financeira, recursos humanos e operações. Você pode trabalhar também de forma autônoma, como consultor de micro e pequenas empresas. “São cerca de 6 milhões de pequenos negócios abertos em todo o país”, afirma Sebastião Mello, presidente do Conselho Federal de Administração.
60 segundos. Gostou? Para deixar tudo mais explicadinho, elencamos abaixo os segmentos que você pode trabalhar. Veja qual mais te interessa e converse com um profissional da área. Boa sorte e bons estudos.
1 minutos e 5 segundos.

//O que você pode fazer?

Administração de Empresas

Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.

Administração Esportiva

Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma Associação. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.

Administração Financeira

Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.

Administração Hoteleira

Gerenciar hotéis, pousadas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.

Administração Hospitalar

Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.

Administração de Produção

Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.

Administração Pública

Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.

Administração de Recursos Humanos

Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.

Administração Rural

Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.

Administração do Terceiro Setor

Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.

Auditoria

Acompanhar a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização.

Comércio Exterior

Administrar negociações de compra e venda com empresas do exterior.

Controladoria

Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.

Empreendedorismo

Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.

Gestão Ambiental

Planejar e executar projetos para a preservação do meio ambiente.

Gestão de Qualidade

Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias.

Logística

Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.

Marketing

Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.

Peritagem

Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.

Sistemas de informação

Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.