4 maneiras de superar uma nota baixa no Enem 2015

Veja o que você deve fazer para não ficar chateado e melhorar o desempenho na próxima prova:

Fonte: Universia Brasil

Um grande problema dos estudantes é saber lidar com a decepção quando não têm o desempenho que gostariam em provas, como o Enem 2015, que aconteceu no último fim de semana, dias 24 e 25 de outubro. Assim, se você tiver dificuldades de lidar com notas baixas, confira as dicas a seguir:

1 – Não se desespere
A partir do momento que você sabe que não teve um bom desempenho, precisa encontrar meios de manter a calma. Tente olhar para o resultado de uma forma racional, ou seja, entendendo de fato os motivos que o levaram a tirar aquela nota. Eles podem ter sido por falta de estudos, despreparo profissional.
2 – Estude a prova
Assim que você receber os resultados da avaliação, compare o gabarito com suas respostas. Veja quais foram seus erros e aproveite-os para melhorar o seu desempenho nos próximos exames. Estude todos os temas que teve problemas, porque provavelmente você irá aprendê-los de maneira muito mais aprofundada. Use sua nota baixa como uma forma de motivá-lo a melhorar e entender melhor todos os tópicos do conteúdo estudado ao longo do ano.
3 – Converse com o seu professor
Muitas vezes você teve um desempenho ruim, porque precisa estudar um pouco mais o tema da prova. No entanto, como as dúvidas podem ser muito aprofundadas, uma boa opção é conversar com um professor que possa ajudá-lo. Assim, com o auxílio de um profissional, você poderá aumentar suas chances de tirar notas melhores nas próximas avaliações. Uma boa solução é pedir materiais de estudo alternativos, explicações mais detalhadas sobre o tema e até mesmo mais exercícios para treinar mais. Com esse auxílio, você verá suas notas melhorarem.
4 – Busque um estilo de estudos
Talvez o seu maior problema seja não ter encontrado uma forma de estudos que seja adequada para o seu perfil. Quando você não consegue encontrar uma forma de absorver os conteúdos que estuda, dificilmente terá boas notas. Por isso, tente entender o seu estilo, porque quando isso acontecer você sentirá muitas mudanças na sua vida acadêmica.