CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Adjetivos na construção do texto



Leia o anúncio.
(Atrevida, ano IV, nº 41.)

1)      Tanto no enunciado da parte superior do anúncio quanto no da parte inferior, destaca-se o emprego de adjetivos ou de locuções adjetivas.
a)      Identifique os adjetivos e locuções adjetivas empregados nos dois enunciados.
b)      Considerando a intencionalidade do texto, isto é, a finalidade com que ele foi criado, justifique o predomínio dessa classe gramatical.



2)      O enunciado da parte superior do anúncio apresenta intencionalmente uma ambiguidade. Sem levar em conta a imagem, responda.
a)      Qual parece ser, em princípio, “o sonho de toda mulher”?
b)      Cruzando o texto com a imagem, que novo sentido ganha esse sonho?

3)      Os adjetivos bonito e gostoso e a locução adjetiva com recheio participam da construção da ambiguidade, pois podem se referir tanto a uma pessoa quanto a um alimento. Supondo que se refiram a uma pessoa, o que seria uma pessoa “com recheio”?

4)      O adjetivo incrível significa “aquilo que não é crível, isto é, aquilo em que não se pode crer”.  No entanto o uso constante dessa palavra, principalmente em anúncios publicitários, tem modificado o seu sentido original. Que outros sentidos essa palavra pode apresentar na expressão “incrível calda demorango

5)      No canto esquerdo inferior, abaixo da vaquinha, se lê: “ a mais tenra tentação”.
a)      Como é próprio da linguagem publicitária, o texto é econômico, não explicitando a que substantivo se refere o enunciado. No entanto é preciso depreendê-lo pelo contexto. Qual é esse substantivo?
b)      Em que grau está o adjetivo tenra?
c)       Por que esse grau é comum em textos publicitários?

GABARITO:

1)      a) adjetivos: bonito, gostoso, novo, incrível, crocante, delicioso; locuções adjetivas: com recheio, de baunilha, de morango.
b) Sendo o anúncio um texto publicitário, cuja finalidade é promover um produto (no caso, um sorvete), é natural que se empreguem adjetivos capazes de ressaltar as qualidades positivas do produto.

2)      a) Encontrar o homem ideal, que reúna as características “bonito, gotoso e com recheio”.
b)O de que o sonho feminino é saborear um sorvete que reúna essas qualidades.

3)      Uma pessoa “com conteúdo”, isto é, que não seja apenas bonita, mas que tenha também qualidades interiores: caráter, inteligência, sensibilidade, etc.

4)      Entre outras: maravilhosa, saborosa, insuperável.

5)      a)É a palavra Milka, nome do produto, que aparece na vaquinha que está acima da frase.
b)No grau superlativo relativo.
c)porque frequentemente os anunciantes destacam seu produto como o melhor entre todos (daí as construções “o/a mais...”).

Português - linguagens:volume 2/ Willian Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. - 7. ed.reform. - São Paulo: Saraiva, 2010.
________
loading...

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.