Sílaba e Divisão Silábica


De forma geral, uma sílaba é um conjunto de fonemas (menores unidades sonoras que constroem uma palavra) formados por vogais e consoantes que são pronunciados num só impulso de voz. Podemos classificar uma palavra e sua sílaba de acordo com: sua tonicidade(se uma palavra possui sílaba tônica ou átona) ou o número de sílabas (quantidade de sílabas que uma palavra possui).

Classificação quanto à tonicidade

Em uma palavra, uma sílaba sempre será pronunciada com mais força do que as outras. Essas sílabas são chamadas de tônicas, enquanto todas as outras de menor intensidade são chamadas de sílabas átonas, como podemos ver nos exemplos a seguir, onde as sílabas marcadas correspondem às tônicas as não marcadas às átonas:
Exemplos
an-ti--ti-co, ve-lo-ci-da-de, -qui-do
Dependendo da posição da sílaba tônica em uma palavra, podemos classifica-las ainda emoxítonasparoxítonas e proparoxítonas, como podemos ver na tabela abaixo:
Classificação Posição da sílaba tônica Exemplos
Oxítona Última sílaba tônica ca, quintal, guara
Paroxítona Penúltima sílaba tônica velocidade, repórter, digno
Proparoxítona Antepenúltima sílaba tônica simtico, próximo, mina

Classificação quanto ao número de sílabas

As palavras podem ser classificadas também quanto ao número de sílabas: palavras de uma sílaba só são monossílabas, duas sílabas são chamadas de dissílabas, três sílabas são astrissílabas e as palavras de quatro sílabas ou mais são chamadas de polissílabas.

Divisão silábica

A divisão silábica das palavras geralmente é baseada de acordo com a sua pronúncia, mas existem algumas particularidades, como vemos na tabela abaixo:
Ocorrência Orientação Exemplos
Ditongo e Tritongo Não separar Uruguai – U-ru-guai, Faixa – Fai-xa
Hiato Separar Saúde – Saú-de
Dígrafos ss, rr, sc, sç, xc Separar Carrossel – Carrossel, Cresça – Cresça, Exceção – Exce-ção, Piscina – Pisci-na
Consoante não seguida de vogal Deixar na sílaba da esquerda Magnífico – Magní-fi-co
Prefixos + vogal Separar Desigualdade – Desi-gual-da-de