CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

» A pontuação nos termos integrantes da oração



Os termos integrantes da oração podem ou não ser demarcados pela vírgula 

Os termos integrantes da oração podem ou não ser demarcados pela vírgula



Os termos integrantes da oração podem ou não ser demarcados pela vírgula, a depender das características que lhes são atribuídas.


Termos integrantes da oração... Talvez, a princípio, você tenha ficado em dúvida no que diz respeito a esse assunto. Saiba que não estamos nos referindo a nada que antes não tenha sido discutido em muitos de nossos encontros, sobretudo em se tratando do universo da sintaxe.
Partindo dessa prerrogativa, concretizemos, pois, nosso intento, relembrando cada um deles, parte a parte:
Complementos verbais e complementos nominais – Os primeiros justificam-se como sendo aqueles termos que completam o sentido de alguns verbos de que deles necessitam. Assim, temos o objeto direto e o objeto indireto (complementos com ou sem preposição). Já os complementos nominais representam aqueles termos que, como o próprio nome já indica, completam o sentido dos nomes (substantivo, adjetivo e advérbio).
Afirma-se, desse modo, que entre essa relação que ora se estabelece (seja entre verbos, seja entre nomes e seus respectivos complementos) não há o sinal indicativo da vírgula, ainda que os complementos estejam antepostos ao termo que completam. Vejamos, pois, alguns exemplos:
Tenho confiança no trabalho que ele aqui desenvolve. (complemento nominal)
Preciso de sua ajuda urgentemente. (complemento verbal)
Lemos as inesquecíveis obras de Machado de Assis. (complemento verbal)
Objetos diretos e indiretos pleonásticos– Não se lembra deles? Simples, é só acessar o texto “Objeto direto pleonástico”. Enquanto que, no caso anterior, a vírgula não se faz necessária, nesse em questão, a presença dela é imprescindível. Vejamos o porquê:
Os livros , devolva-os até amanhã.
Aos mais velhos , obedeça-lhes sempre.
Agente da passiva Quanto a tal termo, cabe ressaltar que a vírgula não se faz presente entre ele e a locução verbal que o antecede. Atentemos, pois, ao exemplo:
A questão foi respondida por todos.
Termos intercalados Estes termos, estando eles entre um verbo e um nome, devem ser sempre separados pela vírgula, estando ela, antes e depois. Observemos o exemplo:
Observem, caros colegas, que a entrega de resultados já se aproxima.

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.