CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Atos de Fala



1. Ato de fala

    Chama-se ato de fala à produção de um enunciado, linguisticamente funcional, num determinado contexto de interação comunicativa, para realizar uma ação: avisar, informar, prometer, pedir, ordenar, etc. Comunicar não é apenas uma forma de solicitar compreensão para o que o emissor diz, mas é também uma forma de este influenciar o recetor.
     Um ato de fala é, assim, em simultâneo, fala (ato locutório) e ação (ato ilocutório).


2. Ato de fala direto e indireto

    
 O locutor realiza um ato de fala direto quando aquilo que diz corresponde literalmente àquilo que pretende dizer:
          - Dá-me o jornal.
     No caso do ato de fala indireto, o locutor transmite no seu enunciado mais do que aquilo que realmente diz em sentido literal:
          - Importas-te de me dar o jornal?
     Neste segundo exemplo, o locutor, por delicadeza ou cortesia, usa uma frase interrogativa que, neste contexto, deve ser entendida como uma ordem pelo recetor. O locutor, quando profere a frase, não pretende obter uma resposta do tipo sim, importo ounão, não importo. Deste modo, ele quis foi dar a ordem expressa no primeiro exemplo.
     Outros exemplos de atos de fala indiretos:
          - Pode dizer-me as horas?
          - Vamos começar a atividade?
          - Sabe a que horas joga a seleção nacxional?
          - Em casa falaremos! (é um ato de fala indireto, dado que o locutor faz
             uma ameaça.)
          - Não acham que a sala está muito abafada?


3. Ato locutório

     Sempre que alguém fala, realiza em simultâneo três ações: um ato locutório, um ato ilocutório e um ato perlocutório.

     O ato locutório consiste na produção de um enunciado de acordo com as regras gramaticais da língua, transmitindo um conteúdo proposicional, isto é, consiste na enunciação de palavras ou frases que veiculam uma determinada mensagem.


4. Ato ilocutório

      
ato ilocutório é a ação que o locutor realiza quando profere um enunciado. Dito de outra forma, é o ato locutório produzido num determinado contexto comunicativo, com determinadas intenções e sob certas condições.


5. Ato perlocutório

     O ato perlocutório é a consequência, o resultado ou o efeito provocado no interlocutor por um determinado ato ilocutório (exs.: surpreender, intimidar, convencer, seduzir, assustar, etc.).


     Observe-se a frase seguinte:

          * Vamos começar a aula? - pergunta o professor.
  • Esta frase é um ato locutório, visto que ela obedece às regras gramaticais da língua portuguesa e é contextualmente correta.
  • É também um ato ilocutório, na medida em que, indiretamente, o professor realiza uma ação, a de mandar calar os alunos.
  • O ato ilocutório levará a uma determinada ação por parte do(s) interlocutor(es): os alunos calam-se. Esta ação constitui o ato perlocutório.

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.