CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Queridos alunos, nos links abaixo vocês encontrarão lendas urbanas e tradicionais . Comecem a ler hoje mesmo!



http://blog.maisestudo.com.br/top-10-lendas-urbanas-brasileiras/
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/cfolc.htm
http://www.xonei.com/as-10-lendas-urbanas-populares-no-brasil-confiram/

Lendas  são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo. Ao se tornarem conhecidas, são registradas na linguagem escrita. Do latim legenda (aquilo que deve ser lido), as lendas inicialmente contavam histórias de santos, mas ao longo do tempo o conceito se transformou em histórias que falam sobre a tradição de um povo e que fazem parte de sua cultura.
Características de uma Lenda:
  • Se utiliza da fantasia ou ficção, misturando-as com a realidade dos fatos.
  • Faz parte da tradição oral, e vem sendo contada através dos tempos.
  • Usam fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade.
  • Fazem parte da realidade cultural de todos os povos.
  • Assim como os mitos, fornecem explicações aos fatos que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica. Essas explicações, porém, são mais facilmente aceitas, pois apesar de serem fruto da imaginação não são necessariamente sobrenaturais ou fantásticas.
  • Sofrem alterações ao longo do tempo, por serem repassadas oralmente e receberem a impressão e interpretação daqueles que a propagam.
Mitos, por sua vez, são narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. Um dos objetivos do mito é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado.
Características de um mito:
  • Tem caráter explicativo ou simbólico.
  • Relaciona-se com uma data ou com uma religião.
  • Procura explicar as origens do mundo e do homem por meio de personagens sobrenaturais como deuses ou semi-deuses.
  • Ao contrário da explicação filosófica, que se utiliza da argumentação lógica para explicar a realidade, o mito explica a realidade através de suas histórias sagradas, que não possuem nenhum tipo de embasamento para serem aceitas como verdades.
  • Alguns acontecimentos históricos podem se tornar mitos, desde que as pessoas de determinada cultura agreguem uma simbologia que tornem o fato relevante para as suas vidas.
  • Todas as culturas possuem seus mitos. Alguns assuntos, como a criação do mundo, são bases para vários mitos diferentes.
  • Mito não é o mesmo que fábula, conto de fadas ou lenda.
As lendas urbanas .Os folcloristas apresentaram diversas definições para as lendas urbanas. Para muitos, uma lenda é uma história com personagens e alguma trama. Já outros atribuem às lendas as informações falsas amplamente divulgadas. Por exemplo, uma crença errônea de que você irá automaticamente concluir a faculdade em um semestre se o seu companheiro de quarto se matar é geralmente considerado uma lenda urbana.
Mesmo que estes "fatos" nem sempre possuam as características narrativas de uma lenda típica, são passados de uma pessoa para outra e geralmente possuem os elementos: alerta, terror ou humor nos contos. Lendas urbanas específicas podem ser propagadas tanto como fato ou como história. Por exemplo, alguém poderia lhe dizer que há jacarés gigantes no esgoto de Nova York ou poderia lhe contar sobre um grupo de garotos que tropeçou num destes animais.
Normalmente, as lendas se caracterizam pela combinação de humor, terror, alerta, embaraço, moralidade ou apelo à empatia. Geralmente têm um enredo imprevisível, mas verossímil o suficiente para ser considerado verdadeiro.

COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.