CONFIRA: LISTA COM 1000 ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR

Produção de Texto



9º ano
Caro aluno,

                   
               O tipo de texto eleito para esta redação é a dissertação. Uma dissertação consiste numa produção
analítica sobre o   tema proposto. É o tipo de composição na qual expomos ideias gerais,   seguidas   de
apresentação de argumentos que as comprovem. A dissertação não fala de pessoas ou fatos específicos, mas analisa os assuntos. Desta maneira, você deve defender uma opinião sobre o tema exigido e não pode ser neutro quanto ao assunto em questão. As opiniões não serão julgadas, mas sim avaliadas se estão explicadas e defendidas com coerência e lógica.  
              Para que a redação atenda aos critérios estabelecidos, a apresentação visual, o conteúdo e a estrutura do texto devem estar em harmonia. Ninguém pode exigir que você escreva bem, pois isto pressupõe talento; o que desejamos é que escreva certo. Assim, para correção do texto, serão observados os seguintes critérios: adequação ao tema, coesão, coerência, argumentação e norma culta, que apresentados abaixo:

         1. Adequação ao tema: o redator deve manter-se atento ao tema proposto e evitar fugir dele.

         2. Coesão: é a conexão interna entre as várias partes de um texto. É o que torna o texto articulado,
diferenciando-o de um amontoado caótico de palavras e parágrafos.

        3. Coerência: ocorre quando as informações se harmonizam no texto e com o conhecimento que temos da realidade. As ideias devem estar interligadas de maneira lógica, por isso não se deve propor uma opinião 
no início do texto e desmenti-la no final.

        4. Argumentação:  é a relação que se faz entre os fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis
soluções a fim de embasar determinado pensamento ou ideia.

     5)  Norma Culta: o redator precisa usar a língua portuguesa de maneira adequada, utilizando termos correntes com significados adequados. É importante que fique  atento à concordância, à regência, à colocação pronominal, à grafia correta das palavras, à separação silábica, o assinalamento da crase e à pontuação, segundo a norma culta.



Escolha uma das propostas apresentadas. Dê um título sugestivo e criativo à redação. Utilize no mínimo 20 e no máximo 25 linhas, produzindo um texto integrado, estruturado, organizado e coerente. Fundamente suas ideias com argumentos, sem sair do tema.

A interferência humana no meio ambiente
                                                                                       Por Renata Carvalho  Publicada em 05/06/2007 

           Durante séculos os fenômenos da natureza desafiavam o homem a buscar subsídios para alimentar-se e proteger-se dos fatores climáticos. No entanto, a interferência humana no meio ambiente era mínima, uma vez que a Terra oferecia-lhe as condições básicas para a sobrevivência sem necessariamente sofrer danos. 
      Hoje, com os avanços tecnológicos e científicos, o indivíduo interfere constantemente na natureza, modificando o curso dos fenômenos ambientais bem como degradando os recursos necessários para a sobrevivência do planeta. 
         Nota-se que o abuso do homem perante a natureza provoca danos incomensuráveis como aquecimento global, queimadas, enchentes e secas fora de época, sem avaliar o prejuízo que causa não somente no bem-estar do planeta, mas  também nas condições de vida das próximas gerações. Infelizmente, segundo dados oficiais divulgados recentemente pelo programa Fantástico, da Rede Globo, se o homem não reverter  à situação de interferência no ambiente, daqui a cinquenta anos, aproximadamente, a Terra se tornará um lugar praticamente impossível para viver. 
       Os recursos do planeta estão se esgotando não por uma lei natural e sim, pelo modo de vida que o indivíduo assume hoje, levado respectivamente, pelo consumismo advindo do sistema capitalista.   Logicamente, o homem pode utilizar apenas o necessário para sobreviver, mas a ambição e o consumo desmedido distorcem a realidade do essencial para o supérfluo. Ocorre que os recursos naturais não mais comportam este estilo de vida humano e a Terra necessita de atenção e cuidado para fornecer as condições propícias aos seus habitantes. 
         Para que a vida no planeta continue, os indivíduos necessitam proteger e cuidar da sua morada, antes que os danos ambientais causados pelo homem destruam definitivamente o lugar que habitamos. Consciência todos temos, falta agora agirmos a favor de nossas próprias vidas. 
                                                                                 Fonte: http://www.riachao.com - 94 de julho de 2011




                                        Aspectos Positivos e Negativos da Contribuição Científica

         Tudo no universo   possui aspectos positivos e  negativos. Talvez, então, a ciência também os tenha, mas quais serão os que têm um peso superior na balança? 
         A ciência trouxe-nos saúde, comodidade, meios de comunicação, facilidades, segurança, qualidade de vida e muito mais. Enfim, vantagens com as quais criamos uma simbiose e das quais nos tornamos cada vez mais dependentes. A ciência e a evolução tecnológica contribuíram para a melhor adaptação do homem, e para o seu domínio do planeta. Esse domínio é que pode ter sido não muito bem ponderado. 
         Uma situação completamente diferente é a situação em tempo de crise, como por exemplo a guerra, pois nesta situação a ciência não trabalha para aspectos positivos, e sim para tecnologia de ponta em armamento, armas bioquímicas (causadora de muitas doenças de origem não natural), objetivo de destruição maciça.  
         Porém, não necessitamos ir tão longe e apontar a evidência mais imediata: a poluição. O homem não se cinge ao uso do fornecimento científico, mas opta pelo abuso impensado, não refletindo sobre as consequências.  



Com base na leitura dos textos, nos conhecimentos adquiridos em sua vida escolar e em suas vivências pessoais, escreva um texto dissertativo abordando um dos seguintes temas: 

1. “As consequências da interferência do homem no meio”.
2. “Aspectos positivos e negativos da evolução tecnológica” .


COMENTE pelo Facebook:

Postagens Relacionadas

Próximo
Anterior

0 comentários:

Acompanhe !!

Conteúdo para Estudantes, Pais e Professores.

Exercícios, Atividades Educativas, Alfabetização infantil, Atividades Infantis, Atividades Lúdicas, Atividades para Imprimir, Atividades Pedagógicas, Atividades para Professores, Artesanato, Artigos Educacionais, Autismo, Berçário, Moldes para Imprimir, Datas comemorativas, Maternal, Folclore, Planos de Aula, Sequências Didáticas, Planos de Aula, Livros Infantis, Início Ano Letivo, Desenhos para colorir, Imagens Educativas, Notícias sobre os Vestibulares e Enem, Monografias e mais.