Produção de texto

9º  Ano
 LEIA:

TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA 

PESO DA ÁGUA NO CORPO
                                                      (Fonte: Luciano Candisani, mergulhador, biólogo e fotógrafo submarino)

      Quais são os efeitos da pressão sobre um  mergulhador?   Sempre que um mergulhador   submerge ele está sujeito  ao aumento da pressão ambiente,  gerado  pelo peso da água sobre  seu  corpo.  O que não é pouco. A cada 10 metros de profundidade no mar, o aumento da pressão na água equivale ao peso de toda a atmosfera sobre a superfície da Terra, cerca de 1 kg/cm. A 10 metros, a pressão é igual a 2 atmosferas e assim sucessivamente.
      Essa mudança radical na pressão do ambiente tem alguns efeitos sobre o organismo. Os mais óbvios são exercidos nas cavidades aéreas do corpo, como os pulmões, ouvidos e seios da face. Estes espaços,ligados  entre si, se comprimem conforme a pressão sobre eles aumenta. Mas não sofrem maiores danos, desde que o ar flua perfeitamente entre  eles,   equilibrando a pressão. O ouvido, porém, é o órgão mais vulnerável, já que  sua ligação com a região da faringe se dá por um canal bastante estreito, a chamada trompa de Eustáquio, que dificulta a passagem do ar. Para superar o desconforto, os mergulhadores usam uma manobra simples: fechar o nariz com os dedos e forçar o ar a sair por ele.
      Mas há dificuldades que só surgem no mergulho autônomo. Uma delas é que o ar comprimido dos tanques deve chegar aos pulmões do mergulhador em uma pressão igual à do ambiente. Isso significa que a quantidade de ar inalado deve ser progressivamente maior conforme a profundidade aumenta. A 10 metros, por exemplo, são necessários 10 litros de ar para encher os pulmões, o dobro do que na superfície. Se ele subir prendendo a respiração, pode sofrer o rompimento dos pulmões, provocado pela expansão do ar comprimido no interior do órgão. Para evitar acidentes graves, deve-se respirar normalmente.
                                                                                  (Galileu Especial, edição nº. 1. Novembro de 2002.)
ATIVIDADE:

RELATO é um gênero narrativo em que alguém conta fatos de sua vida. Sua função é registrar as experiências das pessoas, de maneira que sirvam como fonte de consulta ou aprendizado para outros. 
Escreva um relato em 1ª pessoa, imaginando que quem conta passou pela experiência descrita pelo texto de divulgação científica acima. Ou seja, era um mergulhador que contará um dia de experiência ou, pelo menos, uma pessoa que fez um mergulho algum dia. Não se esqueça das características específicas desse gênero discursivo. Escreva um texto de 25 a 30 linhas.